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Acessibilidade para igualdade
Ter um ensino inclusivo, que seja acessível para qualquer pessoa, é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária. Pensando nisso, um grupo da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, desenvolveu um sistema que permite ao professor produzir e organizar conteúdos em diferentes formatos para atender às necessidades especiais. “Nós percebemos a necessidade de metodologias e estratégias de ensino que apoiassem o desenvolvimento desses alunos, além da interação deles com os professores”, conta Ana Luisa Gedel, integrante do projeto.
Na Universidade Estadual Paulista, pesquisadores criaram um sistema de avaliação da aprendizagem para estudantes de ensino a distância com recursos de acessibilidade. “O objetivo é ter provas que sejam acessíveis e permitir que pessoas com baixa visão, cegas ou surdas, possam fazer seus testes de forma autônoma”, afirma Mário Tarumoto, pesquisador.
Além dos dois projetos, outros dezessete foram apresentados no 1º Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância. Todos eles possuem código aberto, foram financiados pela CAPES e estão disponíveis para uso de alunos e instituições.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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