Notícias
Abertura do Prêmio Capes de Tese reúne agraciados e convidados
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou nesta quinta-feira, 15, a abertura da quinta edição do Prêmio Capes de Tese, premiação que outorga distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O evento aconteceu no edificio-sede da fundação e reuniu reitores, pró-reitores, agraciados e convidados para a entrega dos prêmios.
Em seu discurso, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, ressaltou o caráter democrático do prêmio ao frisar o papel dos pares na escolha dos ganhadores. "Não existe uma diretoria responsável pela escolha das teses, todo o processo de avaliação é realizado pelos pares", disse. Para Guimarães, mais do que um incentivo aos pesquisadores brasileiros, o prêmio demonstra o reconhecimento dos méritos da pós-graduação brasileira. "O prêmio constitui o reconhecimento do que cada uma de nossas universidades produz de melhor", completou o presidente.
Segundo o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, Emídio Cantídio de Oliveira, o prêmio dá visibilidade aos avanços da pós-graduação. "Essa tradição de trazer à tona as teses é algo que nos deixa orgulhosos, pois é o momento que reconhecemos o esforço e a importância da inovação na produção científica". Afirmou, ainda, que este é um exemplo a ser seguido. "As universidades também devem premiar professores e estudantes em suas atividades acadêmicas. Aliás, o Brasil inteiro deve adotar práticas como essa", finalizou Cantídio.
Também compuseram a mesa da solenidade o presidente da comissão executiva do Prêmio Capes de Tese e diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral; a diretora de Educação Básica Presencial da fundação, Carmen Moreira Neves, e o diretor de Gestão, Fábio de Paiva Vaz.
Palestras
A programação de abertura da edição 2010 do prêmio contou ainda com a palestra "Universidades da Pesquisa", proferida por Jairton Dupont, na qual o pesquisador questiona cultura do ensino baseada na sala de aula, no quadro-negro e no giz e propõe uma universidade voltada à pesquisa onde se priorizem as atividades mais voltadas às ações nos laboratórios e clínicas. Já Lívio Amaral abordou em sua explanação "A Física e a Arte", ressaltando como a física já foi e continua sendo utilizada nas artes.
Prêmio Capes de Tese
O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade.
Gisele Novais