Notícias
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
Aberto seminário sobre segurança pública e ciências forenses
Desenvolvimento de protocolos na análise da cena do crime; epigenética e fenotipagem forense por DNA; identificação humana pela genealogia investigativa; forense digital, ciência de dados e inteligência artificial. Esses foram alguns dos temas debatidos nesta terça-feira, 20 de setembro, na abertura do Seminário de Acompanhamento das Avaliações de projetos do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) – Segurança Pública e Ciências Forenses .
Serão três dias de evento no Palácio da Justiça, em Brasília. Os dois primeiros, para apresentação do andamento dos projetos pelos seus coordenadores. Na quinta, 22, haverá visita aos laboratórios da Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da PF e o encerramento do seminário, também na capital federal.
O palácio é sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), responsável pela demanda, juntamente com a Polícia Federal (PF), que levou à criação do Programa. A CAPES executa a iniciativa em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, e a PF.
Vinte e três projetos foram selecionados no âmbito do Edital nº 16/2020 . O orçamento é de R$ 9.209.200,00, com a concessão de 92 bolsas. A ação é voltada para universidades públicas, federais e estaduais, além de instituições privadas. Os projetos têm duração de quatro anos e podem ser estendidos por mais um. As áreas temáticas prioritárias estão relacionadas às biometrias naturais, ciência de dados, inteligência artificial, comparação balística, genética, computação, química e toxicologia forense.
Objetivos
O
Procad – Segurança Pública e Ciências Forenses
tem como objetivo fortalecer a parceria entre instituições de ensino superior e órgãos de segurança pública e ciências forenses, bem como apoiar projetos voltados para a formação de recursos humanos qualificados e de pesquisa científica para a área.
Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Re da ção CCS/CAPES)
A reprodução da s notícias é autoriza da desde que contenha a assinatura CCS/CAPES