Notícias
Aberta seleção do Programa STIC AmSud/Capes
A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) abriu edital para seleção de redes para o Programa de Cooperação em Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação França-América do Sul (Programa STIC AmSud/Capes). O objetivo deste edital é incentivar e reforçar a cooperação franco-brasileira nessas áreas e, pelo menos, dois países sul-americanos parceiros. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio.
O edital permitirá o desenvolvimento de instrumentos que facilitem o intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores e o compartilhamento de resultados de pesquisa. Serão selecionados para financiamento projetos conjuntos de pesquisa que tenham em sua dimensão o potencial de inovação e de transferência tecnológica entre os países envolvidos. Também pelo edital serão favorecidas as sinergias com outros programas regionais e multilaterais na área; e a participação de jovens pesquisadores para assegurar a continuidade das redes.
Todos os temas relevantes no âmbito das áreas de ciências e tecnologias da informação e comunicação (STIC, sigla em inglês) são de interesse da chamada.
A proposta deverá ser submetida por um pesquisador brasileiro à Capes, sendo que o grupo de pesquisa deverá estar associado a, no mínimo, uma equipe francesa e uma sul-americana, que apresentarão simultaneamente suas propostas às contrapartes estrangeiras envolvidas no programa.
Comitês
A parceria conta com um comitê de direção que é composto por representantes da
Direção Geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento (DGCID) do Ministério dos Assuntos Estrangeiros e Europeus (Maee), do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), do Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (Inria) e do Instituto Telecom, da França.
O comitê conta ainda com representantes das seguintes instituições de países sul-americanos: Capes (Brasil); do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica do Peru (Concytec), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina (Mincyt), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica do Chile (Conicyt), e da Diretoria de Inovação, Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai (Dicyt).
Veja a íntegra do edital.