Notícias
DIA MUNDIAL DO LIVRO
A leitura como ferramenta de aprendizado
No próximo domingo, 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e também de quem celebra a importância da leitura, fomenta a prática e mantém viva a oportunidade de construir novos conhecimentos pela literatura.
De São José (SC), vem um exemplo de consumo literário que faz a diferença na vida de jovens alunos. A professora Regiane da Silva da Luz Severo criou, durante o tempo em que participou do Programa Residência Pedagógica, um projeto que juntou a alfabetização ao letramento em matemática.
O livro foi usado como eixo norteador de todos os assuntos da matemática com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. “Se a gente ia trabalhar o sistema monetário, eu usava um livro sobre feira ou mercado; se ia trabalhar formas geométricas, eu usava outro livro; se fosse falar sobre grandezas e medidas eu pegava outra obra”, conta Regiane.
Além da matemática, a professora usou a literatura infantil para abordar assuntos sociais. Criando uma nova versão para a velha história do João e Maria, por exemplo, ela introduziu outros elementos e trabalhou a desconstrução de estereótipos, como a da bruxa má, que virou a bruxa masterchef , num trabalho que envolveu escola, estudantes, professores e pais.
Assim como Regiane, Micheline Rodrigues, professora no município de Colatina (ES), também enxerga na literatura o espaço para encantar e trazer novos conhecimentos. Enquanto foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), levou dezenas de alunos para conhecerem a Biblioteca Municipal. Muitos pela primeira vez.
Ela conta que o percurso foi cheio de experiências novas, com dramatizações e contação de histórias, e que era possível ver no rosto de cada aluno o sentimento de felicidade pelo que estavam vivenciando. Atualmente, Micheline dá aulas de reforço escolar e aulas particulares e tem a contação de histórias como grande aliada na aprendizagem.
Acesse as páginas do Pibid e do Residência Pedagógica e conheça mais sobre o trabalho da CAPES: Programa de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência .
Legenda das imagens:
Banner:
Imagem ilustrativa
(
Foto: iStock)
Imagem 1:
Professora Regiane usou os livros como eixo norteador para ensinar matemática aos alunos.
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Professora Micheline durante vista à Biblioteca Pública Municipal de Colatina (ES) com os alunos.
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES