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ABC
A importância do jardim de infância para a alfabetização
O segundo capítulo da Parte B do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) traz o tema Literacia Emergente no Jardim de Infância. A unidade trabalha o assunto em duas vertentes: a competência da criança e o papel dos contextos nas oportunidades de contato com a linguagem escrita. O conteúdo foi produzido pelas professoras Cecília Aguiar, do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), e Lourdes Mata, do Instituto Universitário (Ispa), ambos de Portugal.
Lourdes Mata acredita que o papel da criança não é meramente passivo, como apenas imitar e copiar. Para ela, o aluno tem que fazer, brincar, explorar e refletir, “porque só com a reflexão pode formular ideias e desenvolver concepções cada vez mais elaboradas”. Por outro lado, Cecília Aguiar destaca que quando as crianças se sentem seguras, valorizadas e pertencentes a um grupo, como no jardim de infância, “as probabilidades de se arriscarem a aprender algo novo, como o que é e para que serve a escrita, aumentam exponencialmente”.
Curso ABC
É uma ação do Ministério da Educação (MEC), por meio da CAPES e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), e busca capacitar alfabetizadores infantis e estudantes de licenciatura. Parte do programa
Tempo de Aprender
, a formação é resultado da cooperação entre a CAPES, a Sealf, a
Universidade Aberta de Portugal
(UAB), o
Instituto Politécnico do Porto
e a
Universidade do Porto
.
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Cecília Aguiar, professora do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), Portugal
(Foto: Divulgação)
Imagem 2:
Lourdes Mata, professora do Instituto Universitário (ISPA) Lisboa, Portugal
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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