3º Seminário da Série Repensando a Avaliação - Avaliação Comparada da Pós-Graduação
Introdução
O sistema de avaliação da pós-graduação é um processo que vem sendo construído desde 1976 e passa naturalmente por ciclos de aprimoramento constantes. Após o fim da Avaliação Quadrienal de 2017, as comissões de consultores ad hoc e o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior fizeram uma série de recomendações para o aperfeiçoamento do sistema, tanto no que diz respeito aos processos quanto a estruturação da informação. A própria comissão que elabora e acompanha o Plano Nacional de Pós-Graduação solicitou a sociedades acadêmicas, científicas e empresariais que elaborassem documentos sugestivos para a avaliação. Com o propósito de contribuir com esta discussão, a Diretoria de Avaliação está programando fazer seminários temáticos ao longo do ano de 2018, contando com especialistas e a comunidade acadêmica.
O primeiro seminário temático foi realizado em maio de 2018, tendo como objetivo discutir o tema de Sistemas de Informação que apoiam a avaliação e a pós-graduação em geral. Aderente a este tema, estavam as questões de interoperabilidade, uso de identificadores únicos, qualidade de dados e sistemas eletrônicos de Ciência, Tecnologia e Informação. Veja como foi.
No segundo seminário foi realizada a discussão da avaliação da produção científica originada nos programas de pós-graduação. Com quase quatro milhões de produtos no último ciclo de avaliação (2013-2016), faz-se necessária a contínua evolução dos processos avaliativos adotados pelas comissões das diferentes áreas de avaliação, tanto para produtos bibliográficos quanto para técnicos e artísticos. Veja como foi.
Nesse terceiro seminário da série, vamos analisar o modelo de avaliação brasileiro em comparação com experiências de sucesso que têm sido adotadas internacionalmente.
Particpantes
Sônia Nair Báo Diretora de Avaliação da CAPES
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Realizou pós-doutorado junto a Università degli Studi di Siena, UNISI, Itália (1994). Atualmente, é Professora Titular da Universidade de Brasília e bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Exerceu a tutoria do PET/Biologia no período de 1995-2002; coordenação institucional de PIBIC de 1999-2002; coordenação de apoio à pesquisa do Decanto de Pesquisa e Pós-graduação de 2001-2005; vice-direção do Instituto de Ciências Biológicas de 2002-2006, e direção de 2006-2012; Vice-reitoria da UnB de 2012-2016. É membro do comitê da área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, desde 2005; e já foi membro do comitê da área de morfologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2011-2016). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução, interação patógeno-hospedeiro e nanobiotecnologia.
André Luiz Brasil Varandas Pinto
Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), tem formação superior em Marketing e em Letras (Português / Espanhol), além de especializações em Inteligência Estratégica e em Docência do Ensino Superior. Profissional com atuação nas áreas empresarial e pública, atualmente exerce o cargo de Assessor da Diretoria de Avaliação, da CAPES / MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Jorge Luis Nicolas Audy
Possui Graduação em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS (1983), Mestrado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS (1990), Especialização em Gestão de Artes e Tecnologias Multimídia pela PUC Rio de Janeiro e IBM (1992) e Doutorado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS (2001), com Pós Doutorado na IASP (Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação), na Tsinghua University, China e Universidade de Málaga, Espanha (2016). É Professor Titular da Escola Politécnica e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS. Pesquisador nas áreas de Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Gerência de Projetos. Tem experiência em Gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I), nas áreas de Inovação Tecnológica, Ambientes de Inovação (Parques Científicos e Tecnológicos) e Interação Universidade, Empresa & Governo. Coordena a Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG ? Plano Nacional de Pós-Graduação, é membro do Conselho Superior da EMBRAPII (MCTI), do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do MCTIC, do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação do RS e do Conselho Consultivo da FINEP.
Concepta Margaret McManus Pimentel
Graduação em Bachelor Of Agricultural Science - University College Dublin (1987), mestrado em Genetics and Animal Breeding - University of Edinburgh (1988) e Doctor In Philosophy - University of Oxford (1991), com pós-doutorado na University of Sydney (2002). Professor titular da Universidade de Brasília, com bolsa de produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos bem como a Conservação de Recursos Genéticos Animais e Genética de Paisagem. Tem publicada mais que 300 artigos em jornais com corpo editorial, 24 capítulos de livro, mais que 550 resumos em congressos e mais que 200 orientações de alunos, incluindo 52 mestrados, 23 doutorados, 12 pós-doutorados e 90 de iniciação científica e TCC, além de mais que 20 orientações técnicas. Atua como membro do conselho do International Institute For Applied Systems Analysis (Austria). Tem atuado como consultora para o Food and Agricultural Organization of the United Nations e Basque Center for Climate Change no exterior e o Ministério da Agricultura no Brasil bem como o FAPDF, além de participar de projetos em conjunto com pesquisadores na USDA (Estados Unidos), Agricultural Reserach Council da África do Sul e INRA da França entre outros. Participou como avaliador do programa ?Mission 2018? do MIT (Massachusetts Institute of Technology), e do Comitê Técnico do Macroprograma 2 da EMBRAPA, além dos Programa de Aceleração (PAC) e Monsanto/EMBRAPA. Já coordenou 2 cursos de pós-graduação (UnB) e foi vice-coordenadora em mais 2 (na UFRGS). É revisora de 38 revistas nacionais e internacionais, e 11 agencias de fomento. Tem um rede de colaboradores de mais de 700 pessoas em publicações nacionais e internacionais. Atualmente é Diretora de Relações Internacionais da Capes. Membro da Academia Brasileira de Ciências.
Giliberto Capano
Giliberto Capano é Professor de Ciência Política e Política Pública no Departamento de Ciência Política da Universidade de Bolonha. De 2003 a 2009, foi reitor da II Faculdade de Política da Universidade de Bolonha. Giliberto é especializado em Políticas Públicas Comparadas e os interesses de pesquisa incluem política comparativa de ensino superior, desenho comparativo de políticas e instrumentos de política, o papel dos agentes nas políticas públicas e a profissionalização e o impacto social da ciência política. Neste sentido, ele preside a ação "Profissionalização e Impacto Social da Ciência Política Européia", reunindo acadêmicos de 35 países europeus, para revelar o potencial inexplorado da ciência política não apenas como uma disciplina acadêmica, mas também como um meio para melhorar a qualidade de nossas sociedades. Foi diretor da Revista Italiana de Política Pública e é co-editor da Policy & Society. Foi membro do Comitê Executivo da International Political Science Association de 2009-2014 e co-fundador da International Public Policy Association. Publicou nove estudos monográficos e editou doze livros, enquanto seu trabalho em inglês foi publicado em vários livros e em periódicos incluindo Análise de Políticas Europeias, Educação Superior, Revista de Estudos Legislativos, Política de Educação Superior, Administração Pública, Sociedade e Política do Sul da Europa , Revista de Análise Comparativa de Políticas, Revista de Políticas Públicas Europeias, Revisão de Educação Comparada, Política e Sociedade, Ciências Políticas e Ciências Políticas Europeias.
Nelly Bruno
Nelly Bruno is an economist working as Policy Analyst in the Directorate-General for Research and Innovation (DG RTD) of the European Commission since 2015. Currently working for the “Better Regulation” Unit she is specifically dealing with the monitoring, evaluation and impact assessment of the European Research and Innovation Framework Programmes and recently coordinated the overall interim evaluation of Horizon 2020 – the eight Framework Programme with a budget of close to EUR 80 million over the period 2014-2020. She also previously worked in DG RTD on the economic evidence underpinning investments in environmental research and innovation for a greener growth. In 2006-2007 she worked as an intern in DG CONNECT of the European Commission in the unit “New infrastructure paradigms and experimental facilities” where she focussed her work on the European Network of Living Labs and open innovation models.
Between 2007 and 2015 she worked as a senior consultant in Technopolis Group in Brussels advising regional, national and international public authorities on their programmes and policies related to research, innovation, higher education and regional development carrying out policy studies, programme evaluations and devising monitoring systems. In this endeavour, she developed specific expertise in evaluation methodologies such as counterfactual evaluation methods, peer reviews, statistical analysis, bibliometrics, case studies, survey design, interviews, workshops, and indicator systems. She co-authored more than 40 studies and evaluation reports.
Nelly Bruno was born in Chambéry, France. She holds a M.A in European economic studies from the College of Europe (Bruges, Belgium, 2006), as well as French (University Paris X, 2004) and German M.Sc. in macroeconomics (Johannes Gutenberg University, Mainz, 2004), where she specialised in knowledge economics.
Sergio Avellar
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV - 1997) e mestrado em Economia Aplicada pela mesma instituição (2002) e Doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2015) . É analista de C&T da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, trabalhou na área de cooperação internacional, onde coordenou os programas de intercâmbio binacional entre os Brasil e países da América Latina e Caribe. Foi assessor da Presidência da CAPES (2008-2010), responsável pela Assessoria de Planejamento e Estudos (APE) e assessor da Diretoria de Avaliação (2015-2016). Atualmente é Coordenador Geral de Normatização e Estudos (CGNE) na Diretoria de Avaliação da CAPES.
Robert E. Verhine
Robert E. Verhine concluiu o bacharelado (B.A.) em Economia pela University of California, o mestrado (M.A.) em Estudos Latinoamericanos pela University of California e o doutorado (Ph.D.) em Educação pela Universität Hamburg. Nascido e criado na Califórnia (EUA), trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1977. Atualmente é Professor Titular (aposentado) da Faculdade de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Além disso, é Coordenador da Área de Educação da CAPES e membro da Comissão Assessor de Especialistas para Avaliação de Políticas Educacionais do INEP. É também membro do Conselho Diretor da Comissão Fulbright do Brasil, membro do Conselho Científica da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), membro da Comissão Editorial do CNPq e membro-fundador da Academia de Ciências da Bahia. Nos anos recentes, atuou como Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFBA, Presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES) e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). No passado, foi Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Representante da Área de Educação junto à CAPES, membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP, membro do Comitê Multidisciplinar de Articulação do CNPq, Presidente do Comitê Assessor para a Área de Educação do CNPq e Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 1B). Também ocupou posições tais como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público (órgão suplementar da UFBA) e Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. E ainda, foi Coordenador da /Região Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) e Vice-Coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED). No cenário internacional, atuou como Visiting Scholar nas seguintes instituições: Universität Hamburg, Brown University, Universidade de Lisboa, Stanford University e a Universidade Nacional de Timor Leste. Suas áreas de ênfase são: Economia da Educação, Avaliação Educacional, Políticas Públicas de Educação e Educação Comparada.
Sarah de Rijcke
Sarah de Rijcke é professora de Ciência, Tecnologia e Estudos de Inovação e vice-diretora da CWTS, onde lidera o grupo de pesquisa em Estudos de Ciência e Avaliação. Seu atual programa de pesquisa examina as interações entre governança de pesquisa e práticas de produção de conhecimento. De Rijcke recebeu seu doutorado em 2010 (com honras) da Universidade de Groningen. Antes de vir para Leiden, Sarah foi pesquisadora de pós-doutorado no Virtual Knowledge Studio (KNAW, Amsterdã) de 2009-2011, onde participou de um estudo sobre o conhecimento de imagens em infraestruturas digitais. Ela foi bolsista Anna Boyksen no TU Munich - Instituto de Estudos Avançados e no Centro de Tecnologia em Sociedade de Munique (MCTS) de 2015-2017, foi professora visitante no departamento STS em Viena em 2015, pesquisadora visitante na UC San Diego em 2010, e uma pré-doc em visita ao Instituto Max Planck de História da Ciência em 2007. Ela foi eleita embaixadora da TUM para o ano de 2018-2019. Em 2018, De Rijcke recebeu um subsídio inicial do ERC para o projeto 'FluidKnowledge - How evaluation shapes ocean science.' O projeto do ERC decorrerá de janeiro de 2019 a dezembro de 2023. De Rijcke recebeu em 2017 um Subsídio de Práticas de Pesquisa Responsável da ZonMw para o projeto “Otimizando o pesquisador responsável: para um avanço acadêmico justo e construtivo”. A partir de janeiro de 2017, De Rijcke é membro eleito do conselho da Associação Europeia para o Estudo da Ciência e Tecnologia (EASST). Ela foi eleita como membro da Young Academy of Europe em 2016. Sarah é membro do conselho editorial de Ciência, Tecnologia e Valores Humanos (ST & HV), Estudos de Ciência e Tecnologia e Avaliações Interdisciplinares de Ciência. Os membros profissionais incluem a Sociedade para Estudos Sociais da Ciência (4S), a Associação Européia para o Estudo da Ciência e Tecnologia (EASST) e a Escola de Pesquisa Nacional Holandesa para Ciência, Tecnologia e Cultura Moderna (WTMC).
Denise Balarine Cavalheiro Leite
Denise Balarine Cavalheiro Leite cursou mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estágio Pós-Doutoral pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e estágios de aperfeiçoamento pela University of Exeter e pela University of Edinburgh, UK. Graduou-se em Ciências Domésticas pela Universidade Rural do Sul. É docente permanente, professora convidada e pesquisadora do PPGEDU, Faced Ufrgs. Pesquisadora 1 A CNPq. Professora Titular aposentada Ufrgs Dec Faced. Desenvolve atividades como consultora ad hoc de agências nacionais e internacionais de investigação.Atualmente é Secretária Regional para América Latina e Caribe de GUNI, Global University Network for Innovation/Unesco. Seus temas de interesse em pesquisa e docência são Educação Superior e Universidade, sub-temas Inovação Pedagógica, Avaliação Institucional, Avaliação Participativa, Avaliação de Redes de Pesquisa e Colaboração.
Adriano Lisboa Monteiro
Possui Bacharelado em Química (1988) e Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Química pela Université Paul Sabatier-Toulouse-França(1993) e Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) ? Cambridge-USA sob a supervisão do Prof. Stephen L. Buchwald (1998). É Professor Titular do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi Chefe do Departamento, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química e membro da Câmara de Pesquisa da UFRGS. É Bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq atuando na área de catálise organometálica, estudo de mecanismos, desenvolvimento de metodologias sintéticas de formação de ligações C-C e C-heteroátomo e sua aplicação na síntese de fármacos. Publicou 58 artigos em revistas internacionais com mais de 2100 citações.Orientou 10 dissertações de mestrado, 11 teses de doutorado, 5 supervisões de pós-doutorado e mais de 30 estudantes de iniciação científica. Foi Editor Associado e atualmente é Editor do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS). É membro do Comitê Gestor do INCT-Catálise. Foi membro e Coordenador do Comitê da Química da FAPERGS. Foi membro do Comitê da Química e Coordenador Adjunto da Área de Química na CAPES. Atualmente é o Coordenador da Área de Química na CAPES e membro do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC ES) da CAPES.
Roberto Carlos dos Santos Pacheco Professor Engenharia do Conhecimento UFSC
Roberto Carlos dos Santos Pacheco é doutor em Engenharia de Produção (UFSC, 1996) e professor do departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC. Participou da criação e, posteriormente, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). É pesquisador nas áreas de governo eletrônico, gestão estratégica de informação e engenharia e gestão do conhecimento. Coordenou diversos projetos nessas áreas, incluindo Plataforma Lattes (CNPq, 1997-2004), Rede ScienTI (internacionalização da Plataforma Lattes, que a levou a 11 países, 2001-2003), Portal Inovação (CGEE/MCTI, 2004-atual); Portal SINAES (INEP/MEC, 2005-2007), Plataforma Aquarius (CGEE/MCTI, 2011-2013), Portal de competências em vigilância sanitária (DC-VISA - Anvisa, 2007), Portal de competências em educação ambiental (DC-SIBEA - MMA, 2007) e Sistema de indicadores para as FAPs (SIFAPS - CONFAP, 2009-atual) e Universidade Corporativa Pública e em Rede (MAPA/ENAGRO, 2016-atual). É fundador e pesquisador no Instituto Stela, onde atua em projetos em colaboração com o EGC/UFSC. É membro de comissões técnico-científicas (incluindo CAPES, FAPESC, FAPEMIG, IEL, SBGC). Atualmente participa como pesquisador do Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento - ENGIN/EGC/UFSC.
Luis Manuel Rebelo Fernandes
Possui graduação em Relações Internacionais pela Georgetown University (1979), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (1989) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (1997). Atualmente é professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como gestor público, exerceu as funções de Secretário Executivo do Ministério do Esporte (de 2012 a 2015) e Coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 (GECOPA), Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP (de 2007 a 2011), Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (de 2004 a 2007) e Diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (de 1999 a 2002). Sua atividade de pesquisa concentra-se em temas de Economia Política das Relações Internacionais; com destaque para os Desafios da Inovação e do Desenvolvimento na Era do Conhecimento, as Transformações nos Estados Socialistas e Ex-Socialistas, e a Reconfiguração das Relações de Poder no Sistema Internacional Pós-Guerra Fria.
Programação
Programação 3/10
8h30 – 9h00 Recepção e credenciamento
9h00 – 9h30 Boas vindas e abertura
Abílio Baeta Neves (CAPES); Sônia Nair Báo (CAPES)
9h30 – 11h00 O modelo brasileiro de avaliação da pós-graduação
Debatedora: Sônia Nair Báo (CAPES)
A construção do atual modelo de avaliação da pós-graduação
Palestrante: André Brasil (CAPES)
Pensando o futuro da avaliação da pós-graduação
Palestrante: Jorge Luis Nicolas Audy (PUC-RS)
11h00 – 11h30 Coffee break
11h30 – 13h00 Experiências internacionais de avaliação
Debatedor: Concepta Pimentel (CAPES)
Comparando avaliações de sucesso em diferentes países
Palestrante: Giliberto Capano (Universidade de Bologna)
Estudo de Caso: A experiência de avaliação do Horizonte 2020
Palestrante: Nelly Bruno (Comissão Europeia)
13h00 – 14h30 Almoço
14h30 – 16h00 A autoavaliação como alternativa ou componente do processo avaliativo da pós-graduação
Debatedor: Robert Evan Verhine (UFBA)
O modelo holandês de avaliação da pós-graduação
Palestrante: Sarah de Rijcke (CWTS – Universidade de Leiden)
A autoavaliação na realidade brasileira da pós-graduação
Palestrante: Denise Balarine Cavalheiro Leite (UFRGS)
16h00 – 16h30 Coffee break
16h30 – 18h00 Repensando instrumentos da avaliação da pós-graduação
Debatedor: Sérgio Avellar (CAPES)
Uma nova ficha para guiar a avaliação da pós-graduação
Palestrante: Adriano Lisboa Monteiro (UFRGS)
Mapeando e construindo indicadores para avaliar a pós-graduação
Palestrante: Roberto Carlos dos Santos Pacheco (UFSC)
Programação 4/10
8h30 – 9h00 Welcome Coffee
9h00 – 11h00 Conciliando cientometria e política pública na avaliação dos PPG
Debatedor: Luis Manuel Rebelo Fernandes (PUC-Rio)
A cientometria na avaliação da ciência e da pós-graduação
Palestrante: Sarah de Rijcke (CWTS – Universidade de Leiden)
A avaliação baseada em política pública
Palestrante: Giliberto Capano (Universidade de Bologna)
11h00 – 12h00 Sessão de encerramento e discussão
Sarah de Rijcke (CWTS – Universidade de Leiden)
Giliberto Capano (Universidade de Bologna)
Nelly Bruno (Comissão Europeia)
Adriano Lisboa Monteiro (UFRGS)
Robert Evan Verhine (UFBA)
Denise Balarine Cavalheiro Leite (UFRGS)
12h00 – 14h00 Almoço
14h00 – 18h00 Reunião ampliada dos Grupos de Trabalho
(reuniões abertas para todos os participantes do seminário)
GT da Ficha de Avaliação
Coordenador: Adriano Monteiro (UFRGS)
GT da Autoavaliação
Coordenador: Robert Evan Verhine (UFBA)
16h00 – 17h00 Coffee break – Não há intervalo fixo previsto, e os grupos e participantes terão o serviço à disposição no período programado.
Apresentações
Apresentações 3/10/2018
A construção do atual modelo de avaliação da pós-graduação André Brasil Download
Pensando o futuro da avaliação da pós-graduação Jorge Luis Nicolas Audy Download
Comparando avaliações de sucesso em diferentes países Giliberto Capano Download
Estudo de Caso: A experiência de avaliação do Horizonte 2020 Nelly Bruno Download
O modelo holandês de avaliação da pós-graduação Sarah de Rijcke (CWTS – Universidade de Leiden) Download
A autoavaliação na realidade brasileira da pós-graduação Denise Leite Download
Uma nova ficha para guiar a avaliação da pós-graduação Adriano Lisboa Monteiro Download
Mapeando e construindo indicadores para avaliar a pós-graduação Roberto Pacheco Download
Apresentações 4/10/2018
A cientometria na avaliação da ciência e da pós-graduação Sarah de Rijcke Download
A avaliação baseada em política pública Giliberto Capano Download
Informações Gerais
Data 3 e 4 de outubro de 2018
Local Edifício Sede da CAPES, Brasília DF - Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, lote 6