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CRES+5
Debate aborda autonomia das instituições de educação superior
Autonomia das instituições de educação superior (IES) é um princípio profundamente enraizado na história da América Latina e do Caribe, associado à resistência aos regimes autoritários do século 20, à defesa da democracia e à função social do tripé ensino, pesquisa e extensão. As IES são, além de espaços de conhecimento, promotoras de valores cidadãos, críticos e transformadores, para os quais a autonomia é fundamental.
Nos últimos anos, a comunidade de educação superior da América Latina e do Caribe tem percebido novamente um crescimento das ameaças à autonomia. São provenientes, por exemplo, de cortes orçamentários agravados pela crise econômica que acompanhou a crise sanitária da Covid-19, bem como de intervenções nos processos eleitorais dos corpos diretivos das universidades. Diante disso, o Eixo Temático 11 da CRES+5 — reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES) — se destina a reforçar a autonomia como um princípio fundamental da educação superior na região. Esse eixo busca, assim, compreender as diferentes formas de colocá-la em prática e debater suas relações com outras dimensões da educação superior, como a qualidade e a relevância, sempre a serviço da sociedade.
Participantes – Os consultores que lideram o trabalho no Eixo Temático 11 são: Altagracia López, membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior da República Dominicana e presidente do Conselho Superior do Colégio das Américas; Ana Lúcia Gazzola, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Brasil; Carlos Alvarado Cerezo, secretário-geral do Conselho Superior Centro-Americano (CSUCA), da Guatemala; e Rosa María Torres García, coordenadora de Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Puebla, do México.
Documento-base – Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência ocorreu em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos, cuja versão final deverá ser preparada pelos GTs e disponibilizada no site da CRES+5 até o dia 6 de março.
CRES+5 – A reunião de acompanhamento da III CRES está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de educação superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.
CRES – A III Conferência Regional de Educação Superior, realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Após a Conferência Mundial de Educação Superior, em 2022, os atores de educação superior da região avaliaram a necessidade de realizar uma reunião de acompanhamento da III CRES, a fim de promover um processo participativo que destacasse o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente relacionados à pandemia da Covid-19. Assim, a CRES+5 será a concretização dessa decisão, permitindo analisar as conquistas da educação superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, prevista para 2028.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do UNESCO-IESALC.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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