Arquivo Central da CAPES
A Divisão de Arquivo (DARQ), da Coordenação de Gestão de Documentos, Protocolo e Arquivo (CDOC), é responsável pelo Arquivo Central da CAPES e pela guarda de documentos relacionados às atividades da CAPES ao longo de sua história.
O acervo documental é amplo e abrange desde dossiês da época da criação Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em 1951, passando pelas mudanças estruturais que garantiram a perenidade da política voltada para o desenvolvimento da educação superior, em especial a pós-graduação e, mais tarde, a formação de professores da educação básica.
No Arquivo Central, os documentos são acondicionados de forma a garantir sua integridade e durabilidade, e estão disponíveis para consulta, em conformidade às normas legais em vigência.
Além de prestar serviços aos setores da CAPES, a Divisão de Arquivo também está aberta ao público externo, incluindo pesquisadores.
O acesso aos documentos pode se dar das seguintes formas:
- Presencial: visita às dependências do Arquivo, agendada previamente;
- A distância: via digitalização de processos e dossiês.
A Divisão de Arquivo é responsável, ainda, pela curadoria, descrição e disponibilização de documentos de interesse histórico, por meio do site memoria.capes.gov.br.
Para solicitar orientações para pesquisa e/ou busca ao acervo, entre em contato pelo e-mail arquivocentral@capes.gov.br.
O Arquivo Central da CAPES está localizado no subsolo do Bloco A do Edifício Rádio Center, na W3 Norte.
Horário de atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17hs, exceto feriados.