Educação a Distância
PNAP
Qual é o objetivo Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP)?
O PNAP tem por objetivo selecionar e acolher adesões à oferta de cursos na área da Administração Pública, referentes ao PNAP, no âmbito do Sistema UAB: bacharelado em Administração Pública, especialização em Gestão Pública, especialização em Gestão Pública Municipal e especialização Gestão em Saúde. Os cursos têm por objetivo a formação e qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais. Poderão aderir ao PNAP todas as Instituições Públicas de Ensino Superior - IPES que compõem o Sistema UAB, com vistas a consolidar a oferta desse Programa em todo o território nacional, por meio da rede de polos de apoio presencial do Sistema UAB.
Acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia.
PROEB
Como se dará a concessão de bolsas e fomento aos cursos de Mestrado Profissional do ProEB?
O apoio da CAPES dar-se-á mediante a concessão de bolsas e fomento aos cursos de Mestrado Profissional do ProEB, nas modalidades presencial e a distância, da seguinte forma: As bolsas serão concedidas a uma parcela de discentes matriculados no curso, conforme Edital específico, e pagas diretamente aos professores em efetivo exercício da educação básica pública regularmente matriculados em cursos de Mestrado Profissional do ProEB e cujo trabalho acadêmico tenha como objeto a educação básica; Os recursos de fomento destinados ao custeio das atividades acadêmicas de cursos de Mestrado Profissional do ProEB serão calculados conforme a Portaria 61 repassados ao respectivo Programa de Pós-Graduação (PPG) ou ao gestor nacional da rede.
O que é o ProEB?
Os Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica - ProEB tem por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica, em conformidade com a política do Ministério da Educação – MEC, mediante apoio às instituições de ensino superior (IES) ou rede de instituições associadas do País, responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica. O PROEB tem como finalidade a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da Educação Básica Pública Brasileira, à medida que: Promove a formação continuada de professores das redes públicas de educação, no nível de pós-graduação stricto sensu, nas áreas da Educação Básica Brasileira; Institui uma rede nacional para oferta de programas de mestrados profissionais promovidos por instituições de ensino superior públicas brasileiras de notória tradição na área de formação de professores. Valoriza as experiências advindas da prática do professor ao mesmo tempo que colabora, através dos trabalhos realizados, para o desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas que ensejam a melhoria do desempenho de aprendizagem dos alunos; Cria uma rede de reflexão sobre a realidade do Ensino Básico Público Brasileiro apontando perspectivas de mudanças e respostas aos problemas do cotidiano da escola e da sociedade.
Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/proeb.
Como faço para participar do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua)?
Os interessados em participar do ProfÁgua deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do ProÁgua: https://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua.
Como posso participar do Programa de Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes)?
Os interessados em participar do ProfArtes deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do ProfArtes: https://www.udesc.br/ceart/profartes.
Como faço para participar do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO)?
Os interessados em participar do ProfBio deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do ProfBio: https://www.profbio.ufmg.br/.
Como se dá a participação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)?
Os interessados em participar do ProfHistória deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do ProfHistória: https://profhistoria.ufrj.br/.
Como faço para participar do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (ProfiAP)?
Os interessados em participar do ProfiAP deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do ProfiAP: http://www.profiap.org.br/
Como posso participar do Programa Mestrado Profissional em Filosofia (PROFilo)?
Os interessados em participar do PROFilo deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do PROFilo: https://www.profbio.ufmg.br/.
Como faço para participar do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física — MNPEF (ProFis)?
Os interessados em participar do ProFis deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do ProFis: http://www1.fisica.org.br/mnpef/.
Como se dá a participação no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras)?
Os interessados em participar do ProfLetras deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do ProfLetras: http://www.profletras.ufrn.br/.
Como faço para participar do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)?
Os interessados em participar do PROFMAT deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do PROFMAT https://www.profmat-sbm.org.br/.
Como se dá a participação no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede – PROFINC?
Os interessados em participar do PROFINC deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do PROFINC: https: https://www.fct.unesp.br/#!/pos-graduacao/educacao-inclusiva/home/
Como posso participar do Programa de Mestrado Profissional em Química (PROFQUI)?
Os interessados em participar do PROFQUI deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do PROFQUI: https://profqui.iq.ufrj.br/.
Como faço para participar do Programa de Mestrado Profissional em Sociologia (PROFSOCIO)?
Os interessados em participar do PROFSOCIO deverão entrar em contato diretamente com a instituição participante. Acesse o site do PROFSOCIO: http://basilio.fundaj.gov.br/mp_profsocio/
Quais são as instituições participantes do ProEB?
Instituições Públicas de Ensino Superior, integrantes do Sistema UAB e Instituições Públicas de Ensino Superior que objetivam integração à UAB, credenciadas pelo MEC.
Qual é o público alvo dos cursos do ProEB?
Docentes das redes públicas de educação básica que estejam em efetivo exercício, ou seja, atuando em sala de aula, durante todo o período do curso.
Universidade Aberta do Brasil
O que é a UAB?
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas. Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.
A bolsa UAB é paga na minha conta corrente?
Até agosto de 2016 as bolsas eram depositadas em contas benefício. A partir de setembro de 2016 são depositadas em contas correntes, definidas pelos bolsistas.
A quem compete o cadastro e a autorização dos bolsistas no SGB?
O cadastramento dos bolsistas no SGB compete à IES. Após o cadastramento, a IES deverá adicionar uma vinculação compreendendo o período de atuação do bolsista. Todavia, essa vinculação necessita ser homologada via certificação digital no próprio SGB, sendo essa atribuição pertinente ao coordenador UAB ou ao adjunto UAB.
No tocante ao Coordenador de Polo e Assistente à Docência, tanto o cadastro quanto a autorização dos bolsistas competem diretamente à CAPES.
Minha bolsa está atrasada. O que devo fazer?
Dúvidas sobre pagamento de bolsas deverão ser levantadas exclusivamente por meio da Coordenação UAB de sua instituição a qual dispõe dos canais apropriados.
No tocante ao Coordenador de Polo, seus questionamentos devem ser direcionados à Coordenação de Apoio a Polos - COAP/DED/CAPES, responsável pela gestão das bolsas dos coordenadores de polo.
Quais são as atribuições e o papel do Tutor?
Tutor é o profissional selecionado pela IPES vinculada ao Sistema UAB para o exercício das atividades descritas a abaixo. No entanto, cabe às instituições de ensino determinar, nos processos seletivos de tutores, as atividades a serem desenvolvidas para a execução dos Projetos Pedagógicos, de acordo com as especificidades das áreas e dos cursos. Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes; Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso; Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes; Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e responder às solicitações dos alunos no prazo máximo de 24 horas; Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes; Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes; Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela instituição de ensino; Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria; Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável; Apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos, em especial na aplicação de avaliações.
O que é o ATUAB?
O ATUAB é o ambiente de trabalho da Universidade Aberta do Brasil restrito aos seus colaboradores. Configura-se numa personalização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle para o compartilhamento de informação, comunicação entre a Capes, IES e Polos, além da gestão e discussão de temas de interesse para o desenvolvimento do Sistema UAB. Participam desse ambiente os coordenadores UAB, coordenadores de curso, coordenadores de polo de apoio presencial e colaboradores da CAPES. Caso o colaborador não acesse o ATUAB, após 30 dias seu acesso será bloqueado.
Como adquirir o acesso ao SGB?
Somente possuem acesso ao SGB a CAPES e as IES. Para os coordenadores UAB terem acesso ao SGB, é necessário o envio da Portaria ou do Ofício do Reitor da IES nomeando o coordenador UAB/Adjunto UAB, juntamente da ficha de cadastro e termo de compromisso. Para o assistente, é necessário o envio de Ofício da Coordenação UAB da instituição designando-o para esse perfil. Após os trâmites descritos anteriormente, os usuários deverão acessar a página http://sgb.capes.gov.br, selecionar a opção "Solicitar Pré-cadastro", posteriormente "Solicitar Acesso" e alimentar o sistema com seus dados pessoais. Após esses procedimentos realizados, o usuário deverá informar aos gestores CAPES pelo e-mail bolsasuab@capes.gov.br, para obter a liberação da sua senha de acesso.
Como é realizado o cálculo para saber quantas bolsas um professor conteudista e um professor formado têm?
O quantitativo de cotas a serem disponibilizadas para instituição de ensino participante será definido nos termos da Instrução Normativa Capes/DED nº02/2017.
Como faço para me transferir para outro Polo?
O discente deve consultar a instituição ofertante do curso no polo para o qual deseja se transferir. Os regimentos internos da IPES regulam tais procedimentos.
Como participar do processo seletivo dos cursos da UAB?
Para ingressar no sistema UAB, o processo de seleção segue o modelo tradicional dos cursos de graduação presenciais, com aplicação de prova de vestibular. Sendo assim, a única exigência é de que os candidatos tenham concluído o ensino médio. A realização das provas fica a critério das instituições públicas de ensino superior. Os interessados deverão procurar as informações diretamente no polo ou na instituição de interesse e verificar quando e como será o processo seletivo.
Como proceder para retirar o comprovante de rendimentos dos valores recebidos referentes as bolsas UAB?
Anualmente é disponibilizado, para fins de ajuste da Declaração de Imposto de Renda, um extrato dos pagamentos realizados para o bolsista no ano anterior. Atualmente esse extrato é disponibilizado durante o período adequado pela Capes por meio do link http://informerendimentos.capes.gov.br/informerendimentos.
Como saber quais os cursos que estão com as inscrições abertas?
Recomenda-se acessar diretamente o site da universidade que oferece o curso de interesse e procurar ali as informações necessárias sobre vestibulares e processos seletivos. Para mais informações acesse:
https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia.
Como ser um tutor da UAB?
Os interessados em atuar no Sistema UAB como bolsistas (tutores) devem atender aos requisitos exigidos na Lei no 11.273/2006. Caso os requisitos sejam atendidos procure o coordenador UAB de uma instituição participante do sistema e informe-se sobre o processo de seleção de tutores.
Como solicitar divulgação de Editais de Seleção de Tutores e Alunos no sítio da UAB?
As instituições públicas integrantes da UAB devem preencher o Banco de Dados disponíveis para a recepção dessas informações no ATUAB/Ambiente de Trabalho dos Coordenadores UAB.
Como ter um polo da UAB em meu Município?
O primeiro passo a ser seguido pelo candidato a mantenedor é contatar uma ou mais instituições de ensino para verificar seu interesse em ofertar cursos naquele município. O segundo passo é encaminhar ofício à CAPES acompanhado do interesse da IES, solicitando o polo, conforme Portaria CAPES Nº218 de 24 de setembro de 2018.
Onde posso retirar a Declaração de Rendimentos - IRPF - Bolsas UAB?
Os bolsistas que receberam pagamentos tanto por meio do novo SGB/CAPES, quanto por meio do SGB/FNDE, deverão obter duas declarações de rendimentos, referentes às respectivas instituições, que podem ser retiradas na página
http://informerendimentos.capes.gov.br/informerendimentos.
Depois de enviar o lote de pagamento via SGB para a CAPES (CGFO), é necessário encaminhar alguma documentação?
Não. O envio do lote é realizado mediante certificação digital, o que elimina a necessidade de envio da documentação gerada durante esse procedimento.
É necessário solicitar nominalmente quais os bolsistas devem aparecer no lote complementar?
Não. Todavia, se você não autorizou um bolsista por um erro e quer contemplá-lo em um lote complementar, é imprescindível registrar a solicitação de exclusão da não-autorização e identificar o bolsista pelo CPF e mês de referência.
É necessário solicitar que o lote complementar do mês seja aberto para nossa instituição, ou todos abrem para todas as instituições?
Os lotes complementares regulares, ou seja, aqueles previstos no cronograma de abertura, são abertos para todas as IES.
Esqueci minha senha. O que devo fazer?
Caso a senha seja do SGB, acesse o site do SGB e clique na opção "solicitar pré-cadastro" na página de entrada. Depois, clique em "recuperar e desbloquear senha no SSD".
Caso a senha seja do SisUAB, basta clicar no link "Esqueci minha senha" na página inicial do sistema e seguir as orientações.
Há previsão de licença maternidade para as bolsistas UAB?
Não existe cobertura para licença maternidade no caso das bolsas UAB. Cabe à coordenação UAB da universidade avaliar se as suas tutoras têm condições de manter o seu compromisso junto com os alunos no período em que estiver de licença. A portaria CAPES nº 248 de 19 de dezembro de 2011 aprova a concessão de bolsas, para bolsistas em licença maternidade, exclusivamente nos termos de bolsa de estudo destinado à titulação de mestres e doutores. Dessa forma, essa modalidade de pagamento de bolsa não se aplica à UAB.
Poderiam disponibilizar mais informações sobre a Resolução nº 15, de 4 de dezembro de 2015, que trata do pagamento de bolsas Parfor e UAB?
Informamos que a publicação no DOU não gera nenhum prejuízo aos bolsistas. Trata-se apenas de regularizar o que já ocorreu, ou seja, essa revogação é necessária porque a CAPES, desde 2011, assumiu o pagamento das bolsas do Parfor e UAB.
Com quem posso tirar dúvidas em relação a cadastro, envio de documentação e pagamento de bolsas?
As dúvidas sobre cadastro, envio de documentação e pagamento de bolsas deverão ser levantadas exclusivamente por meio da Coordenação UAB de sua instituição a qual dispõe dos canais apropriados ou, para aqueles que têm acesso ao SisUAB, em seus dados pessoais no sistema.
No tocante a Coordenadores de polo, as dúvidas devem ser direcionadas ao e-mail da Coordenação de Apoio a Polos - COAP, uabpolos@capes.gov.br.
Quais as normas que compõem a legislação atual de bolsas UAB?
- Instrução Normativa nº 2, de 19 de abril de 2017.
- Portaria CAPES nº 183 de 21 de outubro de 2016.
- Portaria CAPES nº 15 de 23 de janeiro de 2017.
- Portaria CAPES nº 139 de 13 de julho de 2017.
- Portaria CAPES nº 153 de 12 de julho de 2018.
Os cursos à distância em algum momento são presenciais?
De acordo com o Decreto 9.057/2017 não há mais a obrigatoriedade de momentos presenciais. Cada curso e instituição podem definir momentos presenciais para as atividades de acordo com o Projeto pedagógico dos cursos. As atividades presenciais realizam-se no polo de apoio presencial ou na própria sede da instituição, conforme determinação institucional. Para conhecer as normas específicas que regulamentam cada curso, o aluno deve se informar junto à instituição de ensino ofertante.
Como ocorre o pagamento de bolsas UAB?
Os valores referentes às bolsas da UAB serão pagos até o 15º dia útil de cada mês, para os bolsistas relacionados no lote principal, que são os que não tiveram nenhuma restrição no cadastro como bolsistas da Capes. Os bolsistas que tiveram algum problema no cadastramento compõem os lotes complementares, que são pagos todos os meses a partir do 15º dia útil. Dúvidas sobre cadastro, envio de documentação e pagamento de bolsas deverão ser levantadas exclusivamente por meio da Coordenação UAB de sua instituição a qual dispõe dos canais apropriados.
Perdi o prazo para envio do lote. O que devo fazer?
Caso perca o prazo para envio do lote, deverá encaminhar solicitação de prorrogação do prazo. Ressaltamos que o atraso no envio do lote pode implicar atraso no pagamento da bolsa.
Posso acumular bolsa da CAPES com a bolsa de tutor UAB?
Conforme prevê a Portaria Conjunta Nº2 (CAPES e CNPq), de 22 de julho de 2014 - Sobre bolsas dos tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para os bolsistas matriculados em programas de pós-graduação no país, a autorização para atuar como tutor deverá ser formulada pela coordenação do curso, ou programa de pós-graduação, em que o bolsista estiver matriculado, com a devida anuência de seu orientador. Para os demais bolsistas, a autorização para atuar como tutor deverá ser emitida pelo coordenador do projeto ao qual a bolsa estiver vinculada. A atuação como tutor da UAB não exime o bolsista de cumprir com as obrigações previstas para cada modalidade de bolsa, inclusive quanto ao prazo de vigência, ficando mantida a obrigatoriedade de cumprir os termos do compromisso assumido com a agência de fomento concedente da bolsa.
Acesse a portaria: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria-conjunta-2-22jul14-pdf.
Posso fazer dois cursos à distância em instituições diferentes?
A Lei 12.089/09 proíbe uma mesma pessoa ocupar simultaneamente mais de uma vaga como estudante em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior. Sobre o acúmulo de vagas em cursos de níveis diferentes, as instituições devem ser consultadas, tendo em vista o regimento interno de cada uma delas.
Quais documentos do bolsista deverão ser enviados para a CAPES?
Para cadastros realizados a partir de agosto de 2011 todos os documentos dos bolsistas (Ficha/Termo de compromisso e comprovantes de formação e experiência) deverão ser arquivados pela Universidade. Ressalta-se que os documentos podem ser solicitados pela CAPES mediante requerimento dos órgãos de controle. Quando tratar-se de Coordenador de Polo ou Assistente à Docência, deve-se seguir suas Portarias correspondentes.
Quais são os cursos de pós-graduação stricto sensu a distância?
Não há cursos de pós-graduação stricto sensu na Universidade Aberta do Brasil. Procurar PROEB - Mestrados Profissionais para Professores da Educação Básica.
Quais são os principais estágios do pagamento das bolsas UAB?
A bolsa é autorizada no SGB de acordo com o cronograma da abertura de lotes de pagamento divulgado. A competência da abertura dos lotes é da Capes. A bolsa é autorizada pelo coordenador UAB da IES e paga pela CAPES.
No tocante à bolsa de coordenador de polo, todo o processo é realizado pela CAPES.
Qual é a diferença entre o professor pesquisador e o professor conteudista, de acordo com a resolução no 8/2010?
O professor pesquisador conteudista é aquele que irá trabalhar no processo de elaboração do conteúdo das disciplinas a serem ofertadas nos diversos cursos do sistema UAB.
Os professores envolvidos nas atividades de formação, revisão, diagramação e web-design devem ser cadastrados como professor pesquisador desde que cumpram os requisitos estabelecidos pela resolução nº 26.
(https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia.
Qual é a diferença entre o pesquisador I e pesquisador II?
Essa diferenciação vale para todas as funções que têm a categoria I e II. A questão central da diferença é a formação e o valor da bolsa. A categoria I recebe um valor maior de bolsa, no caso do professor pesquisador I, 1.300 reais e no caso do professor pesquisador II, 1.100 reais. Para pertencer à categoria I, o bolsista precisa ter 3 anos de experiência no magistério superior. Se o bolsista não preencher esse requisito, mas possuir formação mínima em nível superior e experiência de 1 ano no magistério superior, ou vinculação à programa de pós-graduação de mestrado ou doutorado, receberá bolsa no valor de R$ 1.100,00 (mil e cem reais) mensais.
Qual é o prazo para que as bolsas sejam creditadas?
O prazo para o pagamento regular das bolsas é até o 15° dia útil do mês subsequente.
Qual o procedimento para alterar a data fim de um curso no SGB?
Deve ser encaminhada a Capes uma solicitação de alteração. Assim, para que possa ser prorrogada a vigência de um curso no SGB, caberá à CGFO analisar a consistência no pagamento de bolsa (aprovadas e pagas). Bem como o cadastro dos cursos na SISUAB. Nos casos em que não houver pendências no SISUAB e não houver excedentes no pagamento de bolsas, a vigência será prorrogada.
Qual é a qualificação necessária para ser tutor?
O Tutor deve possuir formação de nível superior e experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior. Caso não comprove essa experiência, deve comprovar formação pós-graduada ou vinculação a programa de pós-graduação para poder exercer a função.
Quantas bolsas podem ser pagas para as diferentes funções no meu curso?
O quantitativo de bolsa está especificado na planilha financeira de cada curso, qualquer dúvida nesse sentido, favor contatar o gerente financeiro da IES.
Se eu tiver um saldo na minha cota de bolsa anual de um determinado curso, posso transferir para outro ano?
Essa questão deve ser tratada com o gerente financeiro da IES.
Como cadastrar um colaborador no SISUAB 2?
Para realizar um cadastro no SISUAB 2 o usuário deve acessar o sistema no endereço: https://sisuab2.capes.gov.br, e em sua tela de login clicar no link "Solicitar cadastro". O usuário receberá um e-mail com um link para confirmação da solicitação. Ao acessar o link de confirmação o usuário receberá uma senha em seu e-mail que o permitirá acessar o sistema para complementação dos dados cadastrais e a finalização do envio da solicitação.
Como cadastrar um Polo?
Somente a CAPES pode cadastrar polos no Sistema UAB.
Como cadastrar uma IPES?
Uma IPES poderá ser cadastrada acessando o menu "IPES/Cadastrar".
Como cadastrar uma Matriz Curricular para um curso?
Na tela inicial do sistema, após login, selecione a opção [Programas e Cursos] e selecione a opção [Curso Convencional] e depois, [Consulta]. Uma matriz é cadastrada no momento em que se cadastra um curso nas opções de Curso Convencional ou Curso Nacional. Na tela que aparece chamado Curso Convencional, clique no botão [Inserir] para incluir uma nova matriz curricular. Em tempo, é importante lembrar que é de competência dos analistas CAAC que aprovem as matrizes cadastradas em perfis de coordenadores e secretários de curso e UAB.
Como cadastrar uma Oferta no SISUAB 2?
Para o cadastro de Oferta no SIsUAB 2 inicialmente o usuário deverá verificar se o curso que a Oferta vai disponibilizar está cadastrado; caso contrário, o curso deverá ser cadastrado. O acesso ao cadastro de Cursos e Ofertas se dará através do menu "Programas e Cursos". Ao menos um Polo deverá ser incluído para a Oferta. Certificar-se antecipadamente quais polos estarão capacitados para receber a Oferta.
Como fico sabendo do resultado da minha solicitação de cadastro?
Após a análise da solicitação pelo responsável da CAPES, o usuário receberá um e-mail comunicando o seu resultado.
Como iniciar um monitoramento de Polo?
A fim de solicitar o monitoramento de um polo, deve-se enviar ofício à CAPES contendo a solicitação e justificativa para que a CAPES proceda com o agendamento da visita.
Como substituir a atual Matriz Curricular de um curso?
A atual Matriz Curricular de um curso poderá ser alterada ou substituída acessando o menu "Programas e Cursos/Oferta". Inicialmente a Oferta deverá ser consultada; em seguida acessar o ícone de visualizar e selecionar a aba "Matrizes Curriculares". Uma nova matriz poderá ser incluída ou a atual alterada.
O que é o SisUAB?
O SisUAB é uma plataforma de suporte para a execução, acompanhamento e gestão de processos da Universidade Aberta do Brasil. Está preparado para o cadastramento e consulta de informações sobre instituições, polos, cursos, material didático, articulações, colaboradores e mantenedores.
O acesso ao SisUAB é permitido apenas aos usuários previamente autorizados (coordenadores UAB e coordenadores de curso, coordenadores de polos de apoio presencial e colaboradores da CAPES). Acesse: https://sisuab2.capes.gov.br/sisuab2.
Por que eu não consigo alterar ou incluir uma nova Matriz Curricular?
Para acessar uma determinada funcionalidade no sistema, o usuário deverá verificar se o grupo de perfil, ao qual está cadastrado, permite o acesso a funcionalidade desejada.
EduCAPES
Como é feito o acesso ao conteúdo do Portal eduCAPES?
O acesso aos materiais abertos do portal EduCAPES é livre e gratuito para todos os usuários. Basta acessar o site e navegar nos materiais disponíveis em computador, tablet ou celular que tenha acesso à internet.
Quem pode acessar o Portal EduCAPES?
O portal pode ser acessado por professores, estudantes de ensino fundamental e médio, graduação, pós-graduação e extensão e por qualquer cidadão que tenha interesse nos objetos educacionais.
É necessário pagar para usar o Portal?
O Portal é de acesso gratuito a todos os usuários.
Existem normas para a cópia, impressão ou armazenamento digital (download) dos objetos educacionais disponíveis no Portal EduCAPES?
Os materiais disponibilizados no portal devem ser abertos, podendo ser licenciados Creative Commons (CC-BY-NC-AS ou menos restritiva) ou serem de domínio público. Neste caso, as normas para cópia, impressão e armazenamento digital do conteúdo disponibilizado no portal são as socialmente aceitas e legalmente permitidas, segundo a legislação de direitos autorais. A licença Creative Commons é um instrumento jurídico gratuito que permite que o material sob ela protegido seja compartilhado e/ou remixado sem fins comerciais. Para saber mais acesse https://br.creativecommons.org/.
Em quais locais posso acessar o Portal?
O acesso é gratuito, basta ter acesso à internet.
Que tecnologia a CAPES utiliza para prover acesso ao EduCapes?
O Portal EduCapes foi criado a partir do DSpace (link http://www.dspace.org/). O DSpace é um software livre utilizado por diversas instituições ao redor do mundo, criado com o objetivo de prover acesso fácil e livre a todos os tipos de materiais digitais como textos, vídeos, imagens etc. O acesso é aberto a todos os usuários, permitindo que estes se inscrevam para receber alertas por e-mail ou RSS e acompanhem todas as novidades.
Como posso incluir meu material no Portal EduCAPES?
Basta você possuir um material do qual seja titular dos direitos autorais e cadastrar-se em nosso site. São permitidos arquivos de áudio, imagens, textos e vídeos em qualquer tipo de formato digital. Após o envio, cada material fica aguardando a verificação de um moderador do repositório, e só será publicado após a aprovação.
Como são avaliados os materiais submetidos no portal?
Os materiais submetidos no portal EduCAPES serão avaliados por uma equipe de consultores e servidores/ moderadores do repositório que avaliarão a qualidade do texto e do conteúdo da nova submissão. O material só será publicado após a aprovação nesta fase de moderação.
Como faço se meu material foi submetido e não foi publicado?
Se seu material foi submetido e não publicado e você é editor ou usuário de publicação que atende a todas as condições acima indicadas e que não foi incluída no Portal EduCAPES, envie uma mensagem ao Fale Conosco. O texto deverá constar do título, nome do publicante, universidade (se for o caso) ou endereço eletrônico do material caso haja.
Encontrei um erro. Quem informo?
Ajude-nos a deixar o site com informações corretas! Para reportar erros, basta acessar o Entre em contato, no menu superior. Envie o seu e-mail e compartilhe conosco o erro identificado.
Como posso fazer uma sugestão de melhoria?
Como a plataforma pode ser melhor? Compartilhe suas opiniões! Acesse o menu Entre em Contato, que está no menu superior. Envie o seu e-mail e compartilhe conosco suas opiniões.
Esqueci minha senha para submeter material. O que fazer?
Para redefinir a senha, clicar no botão superior direito, que contém seu e-mail > Editar conta, no final da página, irá ter dois campos para redefinir a senha. Lembrando que, a senha deve conter pelo menos 6 caracteres.
É possível acessar os dados referentes à estatística de acesso ao meu produto?
Ainda estamos desenvolvendo esse sistema para a possibilidade ao acesso, para o melhor retorno e assim atendê-lo da melhor forma possível.
Como faço para trocar meu e-mail do cadastro no EduCAPES?
Basta encaminhar um e-mail para educapes@capes.gov.br com o e-mail atualizado, solicitando a troca.
Como posso submeter um produto educacional? Ao submeter no EduCAPES tem Qualis?
Para submeter seu material no EduCAPES, deve-se criar uma conta, na aba "login" - "quero submeter". Preencha todos os dados solicitados e logo em seguida, receberá um e-mail com uma senha de acesso. Feito o cadastro, é só fazer o login e aparecerá uma tela com duas opções, basta clicar na primeira "iniciar uma nova submissão" e preencher o formulário para cada material que quiser submeter. Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, estamos à disposição para atendê-lo pelo e-mail educapes@capes.gov.br
Ao submeter a publicação passa a ter ISSN e Qualis?
O formulário de submissão de materiais não possui os campos de ISSN e QUALIS. Então, seria necessário atualizar o formulário adicionando esses 2 novos campos para ser possível inserir esses dados em novos metadados, ou inserir essas informações em palavras-chave.