Life
Quais são as instituições elegíveis?
Podem submeter projetos ao presente edital as Ipes que ofertem, no mínimo, dois cursos de licenciatura em diferentes disciplinas/áreas no campus onde o laboratório terá sede e participem de pelo menos um dos seguintes programas de educação básica da Capes: PARFOR, PIBID, PRODOCENCIA, OBEDUC, NOVOS TALENTOS, PROJETOS ESPECIAIS, Licenciaturas e Mestrados Profissionais em Rede apoiados pela Universidade Aberta do Brasil - UAB.
Qual é o objetivo do programa?
O programa visa selecionar propostas que tenham por objetivo a criação de laboratórios interdisciplinares de formação de educadores. Os laboratórios constituem espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para: Inovação das práticas pedagógicas; Formação de caráter interdisciplinar a estudantes de licenciatura; Elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; Uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC's); Articulação entre os programas da Capes relacionados à educação básica. Os projetos selecionados receberão recursos de custeio e de capital para a aquisição de bens e materiais permanentes, destinados à criação de laboratórios interdisciplinares de formação de educadores, visando transformá-los em espaços interdisciplinares que proporcionem o atendimento das necessidades de formação de diferentes cursos de licenciaturas implantados nas Ipes.
É possível submeter mais de um projeto institucional à CAPES?
Cada IPES poderá submeter apenas um projeto institucional à CAPES. Cada projeto poderá conter subprojetos, que poderão contemplar criação e reestruturação de Laboratório Interdisciplinar.