Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Para a consecução dos objetivos da Avaliação Quadrienal, a atuação de cada Comissão de Avaliação, quanto à definição dos fundamentos e à realização da avaliação propriamente dita, bem como a atuação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior - CTC-ES, no que se refere à regulamentação e às deliberações sobre os resultados do processo avaliativo, deverão ser regidas pelos seguintes parâmetros:
a) adoção de padrões internacionais de desenvolvimento do conhecimento na área como referência para o processo de avaliação, que estão preconizados nos documentos de área;
b) adequação dos referenciais de avaliação adotados (critérios, indicadores, parâmetros), ajustando-os ao desenvolvimento do conhecimento da área e dos programas;
A observância desses dois parâmetros é imprescindível para que:
i. o processo não se restrinja a uma avaliação “intra-área”;
ii. os resultados da avaliação retratem as diferenças no nível de desenvolvimento das áreas no país e a dinamicidade de cada uma delas no que diz respeito à sua capacidade de acompanhar o ritmo de evolução do conhecimento em seu campo;
iii. não se verifique a perda progressiva da capacidade discriminatória da escala adotada, em decorrência da alta concentração de programas nos níveis superiores da escala;
c) garantia da qualidade dos relatórios sobre o desempenho de cada programa, devendo tais relatórios atender aos requisitos de fundamentação técnica, estruturação, clareza, coerência e precisão, fundamentais para que os resultados da avaliação sejam compreendidos, valorizados e considerados pelos programas e cursos e demais interessados nesse processo.