COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
CAPES divulga resultado de Programa de pesquisa colaborativa com a Alemanha
REGISTROS
12/12/2024
CAPES participa de posse de 15 reitores de instituições federais
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou da cerimônia de posse de 15 reitores de instituições federais de ensino superior, conduzida pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Os dirigentes de institutos e universidades foram eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica. O evento ocorreu no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília (DF), reforça o compromisso do MEC com a autonomia das instituições federais de ensino na escolha de seus dirigentes. Pelo MEC, também participaram o secretário-executivo, Leonardo Barchini, e o secretário da Educação Superior, Alexandre Brasil.
06/12/2024
CAPES participa de encontro de integridade em pesquisa
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou da sétima edição do Encontro Brasileiro de Integridade em Pesquisa, Ciência e Ética em Publicações (Brispe), realizado pelo Instituto de Pós-Graduação em Pesquisa de Engenharia e Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encontro deste ano discutiu os desafios éticos e as oportunidades emergentes com a adoção de tecnologias como a inteligência artificial generativa no ambiente acadêmico e científico. Além de debates e cursos, o evento, realizado com o apoio da CAPES, contou com palestras de renomados cientistas e de representantes de editoras científicas.
05/12/2024
CAPES participa de reunião anual do SciELO
O presidente substituto e diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, e a coordenadora-geral do Portal de Periódicos e Informação Científica da Fundação, Andréa Vieira, participaram da reunião anual do SciELO (Scientific Electronic Library Online), em São Paulo, e integraram a mesa de debate sobre política nacional de ciência, tecnologia e inovação. O encontro discutiu a nova sistemática de avaliação da produção intelectual da pós-graduação e os acordos transformativos, o avanço nacional e internacional de políticas e práticas e a onipresença da inteligência artificial generativa na comunicação de pesquisas em acesso aberto.