Notícias
EVENTO
Representantes do Cade participam de conferência internacional sobre defesa da concorrência
Representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) participaram da sexta edição do Antitrust in the Americas, evento organizado pela American Bar Association (ABA) e pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência (Ibrac). O encontro ocorreu na quinta (1/6) e sexta-feira (2/6), no Rio de Janeiro. Competitividade no mercado digital, realização de negócios nos países do continente americano e regras antitruste no setor de tecnologia foram alguns dos temas abordados na conferência.
O evento foi dividido em oito painéis e contou com a participação de membros da comunidade antitruste de diferentes países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Europa e países da América Latina.
Na quinta pela manhã, o superintendente-adjunto do Cade, Diogo Thomson, integrou painel que abordou tendências relacionadas a investigações sobre discriminação de preços e clientes. O debate também contou com a participação da diretora da área de cartéis da autoridade antitruste do Reino Unido, além de advogados do Brasil e dos Estados Unidos.
Encerrando a participação do Cade nos debates promovidos quinta-feira,o superintendente-geral Alexandre Barreto fez parte de mesa redonda que abordou novas ferramentas e abordagens para fomentar a competição nos mercados digitais em âmbito global. Além dele, representantes das agências antitruste do México e da Costa Rica participaram do debate.
O setor de tecnologia com o foco no antitruste também foi objeto de discussão. O economista-chefe adjunto do Cade, Ricardo Medeiros, abordou questões relacionadas ao assunto no primeiro painel de sexta-feira (2/6). Advogados brasileiros e da Argentina também contribuíram com o tema.
O evento encerrou-se com a participação do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro. Ele foi entrevistado pelo presidente do Ibrac, Bruno Drago, e por Elise Nelson, do escritório de advocacia Latham Watkins, sobre temas relacionados à defesa da concorrência e a aplicação da lei antitruste brasileira.
Imagem: Ibrac