Notícias
PINCADE
Palestras e ambientação marcam primeira semana de atividades do PinCade
A primeira semana da 42ª edição do PinCade, o programa de intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), contou com uma série de atividades, como ambientação e palestras do Curso de Defesa da Concorrência.
As boas-vindas ocorreram na segunda-feira (23/01), quando autoridades e servidores recepcionaram os estudantes no plenário da autarquia.
A recepção dos pincadistas ficou a cargo das servidoras Joyce Fernandes e Rebeca Falcão, que participou da última edição do programa. Ambas integram a equipe do gabinete da presidência do Cade.
Em seguida, o presidente Alexandre Cordeiro e o superintendente-geral Alexandre Barreto falaram sobre a importância do programa e recomendaram a todos que aproveitem a oportunidade para adquirir conhecimento, fazer networking e trocar experiências.
“Minha sugestão é: se dedique, trabalhe, estude e faça relacionamentos”, aconselhou Cordeiro. “O PinCade é uma oportunidade única e o programa foi muito bem elaborado. Teremos palestrantes de qualidade indubitável trazendo para vocês temas de ponta. Então, aproveitem. Talvez o futuro de vocês tenha início agora, neste momento”, completou Barreto.
À tarde, o diretor de Administração e Planejamento do Cade, Paulo Eduardo Oliveira, apresentou as funções e unidades da autarquia. Além disso, os participantes receberam treinamento sobre utilização da biblioteca, SEI, entre outros assuntos. Na sequência, seguiram para as unidades de lotação onde desempenharão atividades práticas durante quatro semanas.
Na terça-feira (24/01), os intercambistas trabalharam nos setores do Cade nos quais foram lotados. Pela manhã, assistiram à palestra “Aperfeiçoamento administrativo institucional - um balanço dos anos recentes do Cade”, apresentada pelo ex-diretora de Administração e Planejamento do Cade, Mariana Dalcanale. Já à tarde, os estudantes acompanharam a palestra “Metodologia para elaboração de artigos acadêmicos”, ministrada pela servidora Waleska Monteiro, do Departamento de Estudos Econômicos da autarquia.
“Infrações à ordem econômica e o controle de condutas” foi o tema do painel comandado por Alexandre Barreto na quarta-feira (25/01). Neste dia, os estudantes também desempenharam ações práticas nas unidades em que estão lotados.
Na quinta-feira (26/01), eles voltaram a assistir palestras com temáticas voltadas para a área antitruste. Logo pela manhã, o superintendente-adjunto Diogo Thomson tratou sobre atos de concentração em apresentação realizada no plenário da autarquia. Na parte da tarde, a servidora Lilian Marques, chefe da Assessoria Técnica da Presidência do Cade, falou sobre remédios em atos de concentração.
Nesta sexta-feira (27/01), palestra sobre o papel da economia na defesa da concorrência, ministrada pelo ex-conselheiro do Cade Paulo Furquim, fechou a primeira semana do curso. À tarde, os intercambistas desenvolveram atividades práticas nas unidades da autarquia.
Experiências na área
Os participantes do PinCade vislumbram na iniciativa uma oportunidade de ampliação de conhecimento e construção do futuro profissional no antitruste. Por isso, prometem aproveitar cada instante do programa.
Conhecer Brasília e poder conviver com estudantes de todas as regiões do Brasil tem sido uma experiência incrível para Amanda Lopes, graduanda em Direito do Centro Universitário Toledo Prudente, de Presidente Prudente, em São Paulo.
Ela ficou sabendo do intercâmbio por intermédio do seu professor de direito econômico empresarial. “Meu professor falou sobre o programa de intercâmbio do Cade. Como me interessei pela disciplina de direito concorrencial, comecei a estudar de forma mais aprofundada e resolvi me inscrever”, disse.
Para Amanda, o conhecimento adquirido no curso e o desenvolvimento de atividades nas unidades do Cade tem sido uma experiência marcante em sua formação profissional. Ela está atuando no gabinete do conselheiro Luis Braido.
“As palestras e a prática na área em que estou desenvolvendo as atividades me fazem aprender direito concorrencial de fato, o que tem sido incrivelmente enriquecedor. Estou feliz em realizar algo que idealizei por meses e vou aproveitar o máximo dessa oportunidade”, finalizou.
Na próxima semana, estão previstas mais uma série de palestras com autoridades do Cade, ex-servidores, conselheiros, servidores, além de atividades práticas nas áreas de lotação.