Notícias
CARTEL
Nota oficial do Cade
Com relação à investigação do suposto cartel de trens e metrôs no Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade esclarece que:
1 - Não há qualquer irregularidade no acordo de leniência que deu início à investigação do suposto cartel de trens e metrôs no Brasil celebrado entre o Cade, a Siemens, o Ministério Público do Estado de São Paulo, o Ministério Público do Distrito Federal e o Ministério Público Federal.
2 - O acordo de leniência firmado com a Siemens não teve origem em denúncia apresentada por qualquer pessoa. A abertura do procedimento em que foi firmado este acordo partiu da própria empresa Siemens. Ressalte-se que, no passado, a Siemens já relatou supostas práticas irregulares em outros países.
3 - O Cade esclarece ainda que não recebeu e não encaminhou documento à Polícia Federal com teor das denúncias relatadas na matéria “Ex-diretor da Siemens envolve políticos com cartel”, publicada nesta quinta-feira (21) no jornal O Estado de S. Paulo.
4 - Todos os aspectos relativos ao procedimento em que foi celebrado o acordo de leniência, inclusive no que diz respeito a eventuais denúncias ou pessoas que contribuíram com informações ou provas, estão submetidas a sigilo, não podendo ser revelados, sob pena de ofensa à legislação em vigor.