Notícias
WICADE
Inscrições abertas para interessados em atuar como conselheiro na WICADE – 1ª Competição de Direito Concorrencial
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a rede Women in Antitrust (WIA) abriram, nesta terça-feira (20/07), as inscrições para profissionais e acadêmicos da área antitruste atuarem como conselheiros na WICADE – 1ª Competição de Direito Concorrencial. A disputa é voltada para estudantes de Direito e Economia e tem como objetivo promover o estudo de Direito Concorrencial por meio de um julgamento simulado.
Na competição, equipes de seis a oito estudantes, representando uma instituição de ensino, atuarão como advogados das partes em um processo administrativo fictício e terão seus conhecimentos testados em duas etapas: a fase escrita, onde as equipes deverão apresentar memoriais em nome de cada representado no processo; e a fase oral, onde participarão de painéis que simulam o julgamento do caso pelo Cade.
Para atuar como conselheiro na competição é preciso ter nível superior em qualquer área de formação, além de experiência com Direito Concorrencial. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível no site do evento até o dia 25 de agosto.
Os conselheiros da WICADE comporão o Tribunal fictício e devem avaliar o desempenho das equipes em todas as etapas da competição. Na fase escrita, os memoriais serão apreciados individualmente por três conselheiros, que poderão pontuar cada um deles entre 50 cinquenta e 100 pontos, observando critérios estabelecidos no edital.
A fase oral será composta por rodadas classificatórias e eliminatórias de painéis que simulam o julgamento do caso pelo Cade. Nessa etapa as equipes submeterão seus argumentos à apreciação do Tribunal, que avaliará as estratégias apresentadas durante a sustentação oral, além da capacidade de síntese, articulação de ideias, nível de conhecimento do caso e poder de persuasão dos competidores.
Veja todos os detalhes no edital e inscreva-se para atuar como conselheiro na disputa!
Conheça o caso fictício da competição.