Notícias
INSTITUCIONAL
Divulgado caso a ser analisado na 4ª edição do WiCade
O caso fictício que será avaliado pelos participantes do WiCade - 4ª Competição de Direito Concorrencial foi divulgado nessa segunda-feira (15/7). O documento, que está disponível no site da competição, será utilizado nas duas fases, escrita e oral, da competição. Nelas, os participantes deverão atuar como advogados das partes de um procedimento administrativo.
O Wicade é resultado de uma parceria entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Associação Women in Antitrust (WIA). O evento visa promover e difundir o estudo do direito concorrencial entre estudantes universitários e proporcionar experiência prática por meio do julgamento simulado. As inscrições das equipes podem ser feitas até o dia 30 de julho.
As equipes deverão ser compostas de quatro a oito estudantes, que representarão suas instituições de ensino na disputa. Para fortalecer a representatividade feminina no cenário antitruste, metade dos competidores de cada time deve ser mulher. O edital, o caso fictício e todas as informações necessárias aos estudantes estão disponíveis na página do WiCade.
Competição
O WiCade teve início em 2021 e passou a integrar o calendário de eventos realizados anualmente pela autarquia. A primeira edição da competição ocorreu no formato híbrido e envolveu mais de 120 estudantes. Entre as 16 equipes inscritas, 14 se enfrentaram nas rodadas orais e duas chegaram na final. Além disso, cerca de 80 profissionais, incluindo acadêmicos, advogados, autoridades, servidores e ex-integrantes do Cade atuaram como conselheiros na disputa.
Já a segunda edição do WiCade, que foi realizada integralmente no formato presencial, contou com a participação de 108 estudantes. Ao todo, 15 equipes atuaram na fase oral, que contou com a realização de 38 painéis de sessões de julgamento. Além disso, 48 conselheiros participaram da competição na fase escrita e 57, na fase oral.
A terceira edição aconteceu de 26 a 28 de outubro de 2023, envolvendo mais de 230 participantes, entre estudantes e profissionais voluntários. Das 19 equipes inscritas, 18 se enfrentaram nas rodadas orais e duas chegaram na final.