Notícias
INSTITUCIONAL
Começa a 42ª edição do PinCade
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizou, nesta segunda-feira (23/01), a cerimônia de abertura da 42ª edição do Programa de Intercâmbio, o PinCade. Ao todo, 20 alunos de graduação e pós-graduação de diversas regiões do país vão vivenciar experiências em matéria antitruste, durante quatro semanas.
As atividades do PinCade serão realizadas de forma presencial, no período de 23 de janeiro a 17 de fevereiro. Além da experiência prática em diversas áreas do Cade, os estudantes participarão do curso aplicado de defesa da concorrência com palestras de capacitação ministradas por técnicos do órgão antitruste, professores e autoridades públicas.
Ainda pela manhã, autoridades e servidores do Cade receberam os estudantes no plenário da autarquia e falaram sobre a iniciativa, que já é uma tradição na entidade pública.
Em seu discurso de boas-vindas, o presidente Alexandre Cordeiro falou sobre a importância da iniciativa, ressaltando que o intercâmbio é uma porta de entrada para o Cade. “Vários dos conselheiros, servidores, coordenadores e chefes de gabinete que passaram ou estão na autarquia foram pincadistas”, disse.
Ainda de acordo com Cordeiro, o programa é uma excelente oportunidade para adquirir conhecimento, fazer networking e trocar experiências. “O PinCade é o início de um relacionamento profissional, e nós gostamos de receber vocês”, finalizou.
O superintendente-geral Alexandre Barreto, falou do desenvolvimento do estudo da defesa da concorrência no Brasil, e destacou que a expectativa em relação ao desempenho dos estudantes é grande, que nessa edição terá representantes de todas as regiões do país. “A oportunidade que vocês estão tendo agora é única, o programa foi muito bem elaborado, teremos palestrantes renomados no antitruste. Aproveitem essa oportunidade, talvez o futuro profissional de vocês esteja se colocando nesse momento”, finalizou.
Um dos participantes do intercâmbio é Fábio Von-Grapp, estudante de direito do Centro Universitário do Pará (Cesupa). Ele já atua na área jurídica, e espera aprimorar seus conhecimentos na área concorrencial. “Minha expectativa é aliar o conhecimento prático que eu adquiri em 30 anos de atuação na área comercial e empresarial com o conhecimento teórico que o programa oferece, afinal o direito concorrencial sempre permeou nossas decisões. O Cade é uma oportunidade ímpar para isso”, destacou.
Após se apresentarem, os estudantes acompanharam o painel “Contexto histórico e perspectivas do antitruste”, ministrada por Alexandre Cordeiro, e durante a tarde tiveram uma palestra sobre o Cade, realizada pelo diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Paulo Eduardo Silva, e demais integrantes da DAP, sobre utilização da biblioteca, o SEI, entre outros assuntos. O dia foi encerrado com a visita dos intercambistas às áreas em que atuarão durante o Pincade.