Notícias
EVENTOS
Caso do cartel de britas em SP é tema de seminário promovido pelo Cade
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizará, no dia 24 de outubro, às 10h, mais uma edição do projeto Seminários Economia e Defesa da Concorrência. O evento ocorrerá no plenário da autarquia e terá como tema "Mensurando os benefícios de combate a cartéis: o caso do cartel de britas".
A apresentação será conduzida por Lucas Varjão Motta, consultor em avaliação de políticas públicas nas áreas de energia, inovação e antitruste, mestre em engenharia de produção e doutor em economia pela Universidade Federal de Pernambuco.
O encontro é gratuito e aberto a servidores, gestores públicos, acadêmicos, estudantes, advogados e demais interessados. Para participar, é necessário realizar inscrição até 12h do dia 23 de outubro.
O projeto Seminários Economia e Defesa da Concorrência é uma iniciativa do Departamento de Estudos Econômicos do Cade (DEE/Cade) para promover debates e compartilhamento de ideias, pesquisas e práticas relacionadas a temas de Economia aplicados à defesa da concorrência.
Cartel de britas
O DEE/Cade lançou o documento de trabalho “Mensurando os benefícios de combate a cartéis: o caso do cartel de britas” em setembro passado. Por meio do estudo, foram avaliados os resultados da atuação da autarquia no combate ao cartel de pedras britadas que ocorreu na região metropolitana de São Paulo.
Trata-se do Processo Administrativo nº 08012.002127/2002-14, por meio do qual foram condenadas 17 empresas e o Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada de São Paulo (Sindipedras). O julgamento do caso ocorreu em 2005 e as multas aplicadas ultrapassaram R$ 120 milhões (valor corrigido pelo IGPM para julho de 2018).
Serviço
Seminários Economia e Defesa da Concorrência
Mensurando os benefícios de combate a cartéis: o caso do cartel de britas
Palestrante: Lucas Varjão Motta
Data: 24 de outubro
Horário: 10h
Local: plenário do Cade