Notícias
Institucional
Cade prorroga inscrições para o PinCade
As inscrições para o Programa de Intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o PinCade, foram prorrogadas até o dia 26 de novembro. Ao todo, serão ofertadas 20 vagas, divididas em dois grupos: 15 para estudantes de graduação e cinco para estudantes de pós-graduação. A 41ª edição do programa acontecerá entre os dias 24 de janeiro e 18 de fevereiro de 2022.
O PinCade tem como objetivo possibilitar aos estudantes do país um contato com as atividades de competência da autarquia como forma de disseminar a cultura de defesa da concorrência, promover a cooperação científica e estimular discussões e estudos acadêmicos sobre matéria concorrencial.
Durante quatro semanas, os intercambistas vivenciam experiências teóricas e práticas na área antitruste, participando de estudos e análises de casos concretos e da elaboração de notas técnicas e relatórios sobre processos administrativos em trâmite no Cade.
Os selecionados têm acesso a um curso aplicado de defesa da concorrência, ministrado por integrantes do Cade, e participam de atividades práticas orientadas nos gabinetes dos conselheiros e conselheiras, na Superintendência-Geral, no Departamento de Estudos Econômicos e na Procuradoria Federal especializada. Além disso, fazem visitas guiadas a instituições relacionadas à defesa da concorrência.
Ao final do intercâmbio, os alunos devem produzir um artigo acadêmico, critério determinante para a conclusão do programa. Também são avaliadas a assiduidade, pontualidade e qualidade do trabalho realizado nas unidades do órgão antitruste.
Seleção
Para concorrer às vagas é preciso atender critérios previstos no edital e se inscrever pelo site do programa. Aos estudantes de graduação é exigido que estejam matriculados, no primeiro semestre de 2022, a partir do quinto período do curso superior, em diversas áreas do conhecimento.
Já os estudantes de pós-graduação precisam demonstrar que estão regularmente vinculados a um programa stricto sensu (mestrado ou doutorado). Além disso, em razão da pandemia de Covid-19, este ano os candidatos devem comprovar que tomaram as duas doses da vacina.
Durante o processo de seleção, o Cade, se atendidos os requisitos acadêmicos, busca a representatividade das cinco regiões do país e a equidade de gênero na escolha dos intercambistas. O objetivo é promover uma troca de culturas e experiências e disseminar a defesa da concorrência por todo o Brasil.
Para mais informações sobre o 41º PinCade, acesse o edital e o site do programa.