Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
INSTITUCIONAL
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) lançou, durante a 244ª Sessão Ordinária de Julgamento, o Circuito Deliberativo Virtual, um sistema que permite a coleta de votos dos conselheiros sem a necessidade de reuniões presenciais. A iniciativa busca agilizar o julgamento de matérias que dispensam debate oral, tornando o processo mais eficiente e transparente.
A ferramenta foi instituída pela Resolução 36/2025, publicada em fevereiro, após Consulta Pública. O circuito será utilizado para a análise de ofícios e diversos despachos ordinatórios e decisórios, incluindo aprovação de propostas orçamentárias e homologação de Termos de Compromisso de Cessação (TCCs). Também poderão ser apreciados recursos e despachos sobre o cumprimento das decisões do Tribunal. No entanto, análises finais de processos, atos de concentração e consultas continuarão sendo deliberadas em sessões presenciais.
As sessões virtuais ocorrerão diariamente, com início às 8h do dia seguinte à inclusão de um item na pauta e duração de cinco dias corridos. Os Conselheiros poderão solicitar a inclusão de temas para julgamento em qualquer dia útil até as 18h.
Para o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, a medida representa um avanço na gestão dos processos administrativos. “O Circuito Deliberativo Virtual permitirá que os conselheiros votem remotamente em matérias específicas, garantindo mais eficiência e transparência nas deliberações. Com isso, o Cade adota práticas modernas e digitais sem comprometer a segurança jurídica.”
A iniciativa está alinhada às melhores práticas adotadas por outros tribunais e reforça o compromisso do Cade com a modernização e a digitalização dos seus processos decisórios.