Notícias
WiCade
Começou a 2ª edição da WiCade
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realiza, nesta quarta-feira (16/11), a abertura da 2ª edição do WiCade - Competição de Direito Concorrencial. A disputa entre estudantes de Direito e Economia tem como objetivo promover e difundir o estudo de Direito Concorrencial, por meio de um julgamento simulado.
Nessa edição, 15 equipes participarão da fase oral, integradas por estudantes, orientadores e com um servidor voluntário do Cade, totalizando mais de 100 estudantes universitários e cerca de 30 orientadores.
Em linha com o propósito da Rede WIA, que visa fortalecer o papel das mulheres no antitruste brasileiro, o edital prevê que 50% dos competidores de cada equipe devem se identificar com o gênero feminino.
O lançamento ocorrerá hoje, às 18h, no plenário do Tribunal Administrativo, com transmissão simultânea pelo canal do Cade no YouTube, e contará com a participação de Leonor Cordovil, co-fundadora da WIA, o superintendente-geral do Cade, Alexandre Barreto, além de Ariel Ezrachi, professor da Universidade de Orxford.
O painel de abertura discutirá sobre colusão algorítmica, e terá como painelistas a ex-conselheira do Cade, Polyana Villanova; Lilian Cintra, diretora da WIA, além da presença de Felipe Roquete, da CGAA 10, e do diretor de Estudos Econômicos da autarquia, Guilherme Resende.
Disputa
A WiCade – 2ª Competição de Direito Concorrencial é um evento organizado pelo Cade, em parceria com a rede WIA. A disputa entre estudantes de Direito e Economia tem como objetivo promover e difundir, por meio de um julgamento simulado.
Durante a competição, equipes de seis a oito estudantes, representando uma instituição de ensino, terão seus conhecimentos sobre Direito Concorrencial testados em duas etapas: a fase escrita, onde os competidores deverão apresentar memoriais sobre o caso fictício; e a fase oral, onde as equipes participarão de painéis que simulam o julgamento de um caso pelo Cade.