Notícias
PREMIAÇÃO
Cade é premiado em maratona sobre Integridade Pública
Na última sexta-feira (03/12), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) foi anunciado como um dos vencedores da Integrathon, a primeira maratona do mundo sobre Integridade Pública. O evento foi promovido pela Conexão Inovação Pública RJ, rede voluntária de servidores que tem como objetivo fomentar a inovação no setor público.
A maratona aconteceu entre os dias 26 e 28 de novembro, de forma on-line, e contou com a participação de 14 equipes de vários órgãos públicos do país. Os participantes se organizaram em times de 2 a 7 pessoas com o objetivo de aprimorar programas e planos de integridade da instituição que representam, contando com o apoio de mentoria especializada.
O Cade foi representado pelas servidoras Adriana Pereira, Ana Gabriela Costa, Fernanda Goes, Sarah Marques, Bruna Casarotto e Flávia Portela.
Para os organizadores da competição, muito além de estabelecer regras de punição, os programas ou sistemas de integridade vêm com a missão de criar a cultura e desenvolver conhecimentos e habilidades para que o indivíduo mantenha-se íntegro, priorize o interesse público e entregue diariamente valor público às cidadãs e aos cidadãos.
A equipe do Cade foi premiada em 11 categorias:
1º lugar:
- Plano de integridade – Geral
- Plano de integridade – Melhores Políticas e Procedimentos
- Plano de integridade – Aprimoramento
- Programa de integridade – Melhor Governança e Monitoramento
- Programa de integridade - Aprimoramento
- Programa de integridade – Geral
2º lugar:
- Programa de Integridade - Plano de capacitação
- Programa de Integridade - Plano de comunicação
- Plano de Integridade - Comprometimento da alta administração
- Plano de Integridade - gestão de riscos
3º lugar:
- Plano de Integridade - Controle e transparência
Integridade Pública
Integridade pública pode ser entendida como o conjunto de arranjos institucionais que fazem com que a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente.
As instituições públicas têm se empenhado em promover a integridade como forma sustentável de combater a corrupção, restaurar a confiança dos cidadãos e prestar serviços públicos com mais qualidade. Essa busca pela integridade tem norteado a adoção de iniciativas que envolvem o aumento da transparência, a gestão adequada de recursos, a adoção de mecanismos de punição de agentes públicos por desvios e o estreitamento do relacionamento do Estado com a população.