Notícias
Seminário
Cade e Ibrac encerram 28° Seminário Internacional de Defesa da Concorrência
Nos últimos três dias, palestras, debates e julgamento simulado, com participação de representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), marcaram a vigésima oitava edição do Seminário Internacional de Defesa da Concorrência. O evento, que ocorre anualmente, é promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac) para atualização dos temas voltados para o direito concorrencial.
Para fechar o ciclo de palestras do evento, o primeiro assunto em pauta foi o futuro do antitruste. A dinâmica foi traduzida pelo envolvimento dos participantes nas discussões, buscando troca de informações e experiências, com posterior ciclo de perguntas e respostas para retomar pontos chaves dos temas abordados no encontro.
Em seguida, houve o painel de autoridades com a participação do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, do superintende-geral da autarquia, Alexandre Barreto, do presidente do Ibrac, Bruno Drago, além do diretor de concorrência do Ibrac, Guilherme Ribas, da diretora de relações institucionais do Ibrac, Adriana Giannini e do representante do Ministério Público Federal (MPF) no Cade, Waldir Alves.
No intuito de apresentar as medidas adotadas pelo órgão antitruste e também os avanços da autarquia, Cordeiro e Barreto, apresentaram dados relacionados aos casos analisados, assim como as quantidades de decisões tomadas e acordos celebrados. Destacaram também os esforços empreendidos pelo Cade para dar respostas ágeis, eficientes e assertivas ao mercado e à sociedade brasileira.
No encerramento do seminário, os participantes da mesa ressaltaram a importância da cooperação entre Cade e Ibrac para a construção e consolidação da política de defesa da concorrência no Brasil.
Bruno Drago, presidente do Ibrac, encerrou a edição especial do evento celebrando os 30 anos do instituto. Declarou ainda que os debates no seminário esclareceram o entendimento de vários temas, com muitas lições aprendidas, novas ideias e compromissos assumidos pelos participantes para uma atuação cada vez mais alinhada com as melhores práticas internacionais.