Notícias
ESTUDO
Cade divulga estudo sobre mercado de instrumentos de pagamento
O Departamento de Estudos Econômicos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (DEE/Cade) lançou, nesta sexta-feira (18/10), o nono número da série “Cadernos do Cade”. O tema abordado nesta edição é o mercado de instrumentos de pagamento, com enfoque em cartões e meios de pagamento eletrônicos.
A publicação tem por objetivo fomentar a agenda de pesquisa sobre esse setor, além de subsidiar as decisões futuras do Cade e a formulação de medidas por parte das instituições reguladoras.
O Caderno engloba um histórico da regulação do mercado de cartões de pagamento e como esse setor vem evoluindo ao longo dos anos diante das novas tecnologias. Também são sintetizadas algumas experiências internacionais a respeito do tema e as medidas adotadas por esses países para endereçar as preocupações concorrenciais identificadas.
Além disso, o estudo traz um panorama sobre as principais questões analisadas pelo Cade nos atos de concentração julgados e nas condutas anticompetitivas investigadas ao longo dos anos. De acordo com o DEE, a autarquia se manifestou em 121 processos relacionados a instrumentos de pagamento, no período de 1995 a 2019, o que reflete a importância desse mercado e sua crescente participação no cotidiano dos consumidores.
“Em razão da maior praticidade e segurança relacionadas ao uso dos cartões, o que tem se observado ao longo dos últimos anos é uma tendência de crescimento dessa modalidade de pagamento em detrimento das formas mais tradicionais, tais como o cheque e o dinheiro. Além desses fatores, as inúmeras intervenções que esse mercado vem sofrendo corroborou para o crescimento desse setor e também para a concorrência entre seus participantes”, aponta o estudo.
Lançada em 2014, a série de estudos Cadernos do Cade tem como finalidade consolidar, sistematizar e divulgar a jurisprudência do Cade em relação a um mercado específico, considerando seus aspectos econômicos e concorrenciais, para aumentar a transparência das decisões tomadas pela autarquia.
Acesse a íntegra do estudo “Cadernos do Cade – Mercados de instrumentos de pagamento”.*
*A versão disponível do Caderno foi revisada e atualizada em 27/11/2019.