Competencia y Proteccion al Consumidor en America Latina (Compal)
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) se tornou membro do programa de Competencia y Proteccion al Consumidor en America Latina (Compal), vinculado à Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).
A Missão do Brasil em Genebra entregou, no dia 16 de janeiro, a carta do presidente do Cade, Alexandre Barreto, ao Secretariado da Unctad, solicitando que o Brasil se tornasse membro do programa. Cade e Unctad já haviam se reunido em 2017 no Brasil para tratar do assunto. A autarquia manifestou seu interesse em fazer parte da iniciativa e a sinalização havia sido positiva.
A adesão do Brasil ao programa Compal fortalecerá os vínculos de cooperação com outras autoridades da concorrência da América Latina, uma vez que o programa constitui uma plataforma importante de troca de conhecimento e experiências entre os países da região.
A partir da adesão, o Brasil, por meio da Compal, passará a oferecer capacitação e fortalecimento institucional sobre concorrência, junto com os demais membros, na América Latina. A notícia foi recebida com entusiasmo pela diretora da divisão de política concorrencial e proteção ao consumidor da Unctad, Teresa Moreira.