A Fundação Biblioteca Nacional passa a ser um ponto de recebimento de materiais de limpeza e equipamento de proteção individual (EPIs) com o intuito de colaborar no resgate de bibliotecas. Estamos recebendo as doações de segunda à quinta de 10h às 16h30, em nossa sede na AV. Rio Branco, 219 - centro - Rio de Janeiro - RJ.
Veja abaixo a lista de EPIs e materiais para resgate dos acervos bibliográficos e arquivísticos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul/2024
EPIs
Avental de borracha - Para áreas e materiais molhados
Bota (galocha) de borracha - Cano alto (39 a 44)
Capacete de segurança
Jaleco manga longa descartável – TNT 40mg² e/ou Tyvek
Luvas de borracha - P, M e G
Luvas cirúrgica ou nitrílica - P, M e G
Máscara PFF2 valvulada- Proteção contra partículas finas, fumos e névoas tóxicas.
Óculos de segurança de acrílico
Protetor facial
Touca descartável de TNT
MATERIAIS PARA LIMPEZA DE ACERVO
Álcool 70 liquido e Gel
Balde – 30 litros
Cadarço de algodão – Rolo 200mm de largura
Caixa plástica agrícola – 45 litros
Caixa plástica com tampa – 60 litros
Caneta permanente - A prova d´água
Corda de nylon
Esfregões
Etiquetas – Grandes adesivas
Fita de embalagem
Fita zebrada
Lanternas
Lixeiras – 100 litros
Lixeiras – 50 litros
Lysoform
Pá de metal
Pano de limpeza - Perfex, pano de chão, pano de microfibra
Papel absorvente - Mata-borrão ou similar (papel toalha)
Pilhas para lanterna
Placa de sinalização (Piso molhado, Atenção rede elétrica, Atenção perigo de choque, Risco de queda, Uso obrigatório de máscara, Saída, setas de sinalização)
Pregador de roupa de plástico
Rodo
Sabão Líquido
Saco plástico 100 litros
Saco plástico 50 litros
Tesouras Grande e/ou média
Vassoura
Peneira Grande de pedreiro
Tela de Nylon ou entretela sem goma
Vídeos com orientações para recuperação de acervos
Equipamentos de segurança individual (EPI's)
Iniciando a série de vídeos com dicas para recuperação dos acervos danificados nas enchentes do Rio Grande do Sul trazemos a importância da utilização de equipamentos de segurança individual (EPI's) e a relação dos mais indicados para o tratamento de livros e documentos que precisam de ações de resgate.
Lembrando que sua utilização é muito importante pois o manuseio de acervos bibliográficos e documentais já exige cuidados específicos no que se refere à saúde dos técnicos envolvidos nas ações de conservação e restauração.
E na situação atual de todo o Estado do Rio Grande do Sul, os acervos estão com risco de contaminação para além dos já existentes em casos comuns. Em decorrência da mistura das águas pluviais com as águas de esgoto, todos os objetos resgatados apresentam sério risco à saúde dos socorristas e dos técnicos que participarão dessas ações.
Com isso o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), tais como botas impermeáveis, luvas resistentes e máscaras são essenciais para a proteção de todos os envolvidos, como uma tentativa de minimizar os riscos.
Secagem de Livros
Em mais um episódio da série de vídeos com dicas para recuperação dos acervos danificados nas enchentes do Rio Grande do Sul, veja as orientações de como realizar a secagem de livros molhados da forma mais adequada conforme tutorial de nossos especialistas em restauração de obras.
Resgate de Material Fotográfico
Em mais um episódio da série de vídeos com dicas para recuperação dos acervos danificados nas enchentes do Rio Grande do Sul, veja as orientações de como realizar o resgate de fotografia da forma mais adequada conforme tutorial de nossos especialistas em restauração de obras.
Mensagens de apoio ao RS deixadas na BN
A Biblioteca Nacional de 9 a 24 de maio foi ponto de coleta de doações de itens de higiene pessoal, cobertores, lençóis e agasalhos para o Rio Grande do Sul. Além das doações, foram recebidas mensagens textuais destinadas aos afetados pelas enchentes que estarão disponíveis aqui e enviadas ao RS.