Notícias
Memórias do Carnaval
Registros do Carnaval da Coleção Arthur Ramos
Até a Quarta-Feira de Cinzas, publicamos a série de posts “Memórias do Carnaval”, colaboração da Divisão de Manuscritos.
O Arquivo Arthur Ramos é um conjunto de aproximadamente 4.860 documentos produzidos ou acumulados pelo médico, etnólogo e professor Arthur Ramos (Pilar - AL, 7 de julho de 1903 — Paris, 31 de outubro de 1949). A tipologia inclui folhetos, recortes de jornais, anotações sobre psiquiatria, etnografia, folclore e ciências sociais, originais de artigos, fotografias, desenhos e uma extensa correspondência do titular e de terceiros.
O acervo fotográfico é um precioso arquivo de imagens para estudiosos de Ciências Sociais e Humanas, pois contém registros únicos de manifestações culturais e religiosas nas décadas de 1930 e 1940. Aqui mostramos fotografias que retratam pessoas fantasiadas no Carnaval. Elas integram um conjunto relativo à cultura de matriz africana que inclui objetos de culto religioso, vestimentas, fantasias, entre outros temas.
Em 2016, o Arquivo Arthur Ramos recebeu o diploma do programa Memória do Mundo da UNESCO, um reconhecimento do seu valor como patrimônio cultural. A coleção, que se encontra sob a guarda da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional, está sendo digitalizada para facilitar o acesso aos pesquisadores. A maior parte do acervo fotográfico e da correspondência com cientistas sociais já está disponível no site da BN Digital.
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon299056/icon981684.jpg
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon299056/icon981683.jpg
(Ana Lúcia Merege)