Notícias
Red List Brasil
Servidor Alex da Silveira, representou a FBN na solenidade de lançamento da Red List brasileira no Museu da Língua Portuguesa.
Acaba de ser lançada pelo ICOM (International Council of Museums) a Red List/Brasil, reunindo os objetos culturais brasileiros em risco. Publicadas desde 2000 pelo ICOM, as Red Lists, que detalham categorias de bens culturais ameaçados de todo o mundo, constituem-se em instrumento de referência na luta contra o furto e o tráfico ilícito de bens culturais.
Vale registrar que a Red List não é uma lista de objetos roubados. Trata-se de uma relação de bens culturais protegidos pela legislação, e que são os mais vulneráveis por serem visados pelos amigos do alheio.
A Red List brasileira inclui objetos arqueológicos e etnográficos, arte sacra e religiosa, e também livros, documentos, manuscritos, mapas, material iconográfico e publicações seriadas, em especial, revistas em quadrinho.
A inserção dessas tipologias documentais e arquivísticas na Red List é uma conquista para as instituições detentoras desse tipo de material. Bibliotecas e Arquivos são as principais instituições de guarda desses documentos, e muitas delas foram vilipendiadas ao longo dos anos, vítimas de furtos que deixaram cicatrizes profundas nesses espaços e na memória nacional.
Participaram da construção da Red List brasileira o IPHAN, o Museu de Arqueologia e Etmologia da Universidade de São Paulo, o Museu de Ciências da Terra, o Museu Nacional, o Museu Regional Casa dos Ottoni, a Universidade do Estado do Rio de janeiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação Biblioteca Nacional, responsável pela inserção do material bibliográfico e arquivístico.
Nossas escolhas foram baseadas na experiência da Biblioteca Nacional e de muitas outras instituições congêneres, que nos apontaram os itens mais visados e em maior risco de serem furtados e traficados.
O servidor Alex da Silveira, Coordenador-Substituto do CCSL e Coordenador de Publicações Seriadas, representou a FBN na solenidade de lançamento da Red List brasileira no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, nos dias 14 e 15 de fevereiro, quando ocorreu um workshop com especialistas nacionais e internacionais sobre a elaboração e a repercussão da Red List Brasil.
Confira a Red List Brasil:
https://icom.museum/wp-content/uploads/2023/02/Red-List-Brazil_Page_Final_EN.pdf
https://icom.museum/wp-content/uploads/2023/02/Red-List-Brazil_Page_Final_PT.pdf