Notícias
Presidente da FBN participa de recepção ao Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
Na esteira das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, o Presidente de Portugal fez uma recepção às autoridades no navio
NRP Sagres, no Pier Mauá, porto do Rio.
O Presidente da Biblioteca Nacional foi um dos convidados à recepção do Presidente de Portugal, na manhã do dia 09 de setembro, e posterior almoço. O evento selou a marcante visita de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal, que discursou elogiando o Bicentenário da Independência do Brasil.
Para o chefe do executivo português, “Portugal vibra com as conquistas do Brasil, como esperamos que o Brasil vibre com as conquistas portuguesas… A grandeza do Brasil é orgulho português”. A visão é de liame histórico, pois sendo nosso país abrangido pelos 800 anos de Portugal, contém ainda a jovialidade e potencialidade de uma nação de 200 anos.
A Biblioteca Nacional do Brasil é celeiro de ações comuns com Portugal. Editoras portuguesas são frequentes no Programa de Tradução, lugar privilegiado ao Projeto Resgate. Diversas publicações e pesquisas são produzidas com acervos comuns da BN e de instituições lusitanas, como a recentemente lançada obra sobre o Conde da Barca, de Cecília Costa. Sucesso editorial, lançado em coedição entre o Centro Dom Bosco e a Biblioteca Nacional, a “História de Portugal”, de João Ameal, expressa essa unidade histórica e civilizacional. O mais importante prêmio da língua portuguesa, o Prêmio Camões, é promovido em conjunto pela Fundação Biblioteca Nacional e a Secretaria de Cultura de Portugal.