Notícias
Prêmio Ramiz Galvão de Redações | Biblioteca Nacional realiza premiação como incentivo à leitura e escrita entre estudantes
A Fundação Biblioteca Nacional realizou, no dia 17 de dezembro, a cerimônia de premiação das redações vencedoras da 1a edição do Prêmio Ramiz Galvão de Redações Escolares. A entrega do prêmio aconteceu no saguão do prédio sede da BN. O Presidente da FBN, professor Rafael Nogueira, fez o discurso de abertura, ressaltando o apoio ao evento e a necessidade de contínuo aperfeiçoamento dos estudantes para a produção textual, a partir da intensa leitura, sobretudo através dos clássicos da literatura.
O cerimonial foi aberto pelo coordenador-geral do Centro de Pesquisa e Editoração da FBN, Luiz Carlos Ramiro Júnior, que, após a fala do Presidente, teceu considerações sobre o potencial do Prêmio Ramiz Galvão de Redações Escolares. Considerou, por exemplo, que a responsabilidade da transmissão da memória, do respeito à Língua Portuguesa, do patrimônio histórico e do conhecimento é missão capaz de unir uma instituição como a Biblioteca Nacional e as escolas, e, dessa maneira, o Prêmio Ramiz Galvão veio para consolidar esses propósitos comuns.
Enquanto idealizador e coordenador do Prêmio, o professor Fábio Frohwein de Salles Moniz agradeceu o incentivo e o apoio da BN, bem como das empresas que ofereceram tablets e computadores para os vencedores, a Positivo Tecnologia e a Alterdata. Docente de Língua e Literatura Latinas da UFRJ e pesquisador do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP-FBN), Fábio Frohwein também agradeceu a dedicação dos membros da Comissão Organizadora: Charlene França, Maria Cristina Vieira Bastos, Eliana Cunha Lopes, Renan Moreira Junqueira, Pedro da Silva Barbosa, Tania Martins Santos e Heitor Capris. O professor fez ainda um agradecimento especial aos licenciandos da Faculdade de Letras da UFRJ integrantes do projeto de extensão Núcleo de Documentação em Línguas Clássicas, que se dedicaram a analisar as redações durante dois meses.
Três estudantes e três professores da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro receberam certificados e tablets doados pela Positivo Tecnologia. Os alunos e as três escolas representadas ainda receberam kits de livros da Biblioteca Nacional e as escolas também receberam microcomputadores doados pela Alterdata.
Dando início à entrega dos prêmios, a professora Charlene França fez a leitura da redação vencedora do tema 1, “Biblioteca: um espaço de saudade”. O texto foi redigido por Ana Eduarda Teixeira Seixas de Azevedo, estudante do CIEP 386 (Guilherme da Silva Filho), orientada pela professora Edvanda de Souza Araújo.
Na sequência, a professora Eliana da Cunha Lopes realizou a leitura da redação do tema 2, “Onde estão as línguas clássicas?”. A composição foi redigida por Kayqui Nunes Ferreira, estudante do CIEP 308 (Pascoal Carlos Magno), orientado pela professora Lorenza da Silva Ferreira.
Por fim, a leitura da redação vencedora do tema 3, “Universidade, Biblioteca, Escola Pública e Cidadania”, foi feita pela professora Maria Cristina Vieira Bastos. A redação foi escrita por Fernando Dumard da Gama, estudante do CIEP 449 (Intercultural Brasil-França), orientado pela professora Márcia Isaías Brandão.
Além dos prêmios aos três autores vencedores, a Comissão organizadora decidiu conceder menções honrosas:
- Ao estudante Oscar Campos Gonçalo e Quézia Ferreira Lopes, sua professora-orientadora, pela redação do tema 1.
- À estudante Camila Lopes e Acilea Felix Silva, sua professora-orientadora, pela redação do tema 2.
- Ao estudante Ronaldo Samuel Sousa Chaves de Almeida e Heloise dos Santos Maia, sua professora-orientadora, pela redação do tema 3.
O Prêmio Ramiz Galvão tem o intuito de incentivar a cultura, estimular a produção de textos em Língua Portuguesa e fomentar a integração entre professores e alunos. O prêmio também homenageia Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938), professor de línguas clássicas, historiador, escritor e diretor da Biblioteca Nacional por doze anos.
O evento foi gravado e pode ser assistido no Canal oficial da Fundação Biblioteca Nacional no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=CmAySVTvOic