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Perfil da Pesquisadora PNAP: Edgleide Clemente
Há distintas representações sobre a Independência do Brasil, processo de Emancipação política fomentado pela continuidade da monarquia e permanência da escravidão, mas que pela necessidade de impor no cenário exterior um Brasil independente é lembrado pela sociedade e setores governamentais, como um período histórico de libertação dos brasileiros em relação aos portugueses. Sejam nas comemorações, efemérides, periódicos, livros e documentos, os anos percorridos da Independência projetaram com “glamour” os desfiles nos centros urbanos com figuras políticas a marca de uma data comemorativa.
Entretanto, as interpretações dessa celebração não são unânimes, principalmente, quando se refere a consagração do “grito do Ipiranga” e dos patriarcas enaltecidos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é dar luz as outras memórias sobre o acontecimento da Independência, como as que constam nos escritos de Alexandre José de Mello Moraes, publicados na década da comemoração do cinquentenário da Independência.
Estes documentos servem como fontes para a desconstrução das memórias dos sujeitos que se consagraram como responsáveis pelo ato da Emancipação brasileira, como também visibilizam uma história silenciada, que conforme Mello Moraes, precisava ser encarada com desconfiança. Estranhar, revisitar, questionar, problematizar, resistir e intervir por meio das letras são ações necessárias de ontem e hoje.
Edgleide de Oliveira Clemente da Silva é Doutora em Educação (2020) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação (2014) e graduada em Pedagogia (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui experiência na modalidade de educação à distância (UAB), no ensino superior (UFAL/IFSP) e profissional (IFRO). Atualmente, em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE/UERJ) e o Grupo de Estudo e Pesquisa História da Educação, Cultura e Literatura (GEPHECL/UFAL), desenvolve pesquisas na área de História da Educação do Brasil no Império, em especial, sobre os intelectuais alagoanos que atuaram no cenário educacional daquele período.
Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/6514462530426215