Notícias
Nota de Esclarecimento
O corpo técnico de servidores do Centro de Coleções e Serviços aos Leitores (CCSL) da Fundação Biblioteca Nacional vem informar que a matéria veiculada ontem (09/02/2022) no jornal O Globo intitulada “Rafael Nogueira deixa a presidência da Biblioteca Nacional” apresentou um fato que não corresponde à realidade.
O Globo relata, a partir de falas de servidores ouvidos que não quiseram se identificar, um episódio no qual “foram tirados do cofre de obras raras exemplares como a Bíblia de Mogúncia, de 1462, a Bíblia Poliglota da Antuérpia, de 1569, e o manuscrito grego dos Evangelhos, datado do século XI”.
Em verdade, nenhuma das obras citadas participaram da gravação. Foram utilizadas apenas as imagens disponíveis para todos os interessados, na BNDigital.
As obras que foram selecionadas para a ocasião foram solicitadas às respectivas chefias das Seções de Iconografia e Manuscritos, seguindo os trâmites protocolares da instituição. A gravação do vídeo e a movimentação das obras foram acompanhadas por membros da equipe técnica do CCSL, sem prejuízo à integridade das obras.