Notícias
Memória | BN recebe a Comissão Memória dos Presidentes
A Biblioteca Nacional sediou na última quarta-feira, dia 15/09, o terceiro encontro da Comissão Memória dos Presidentes da República.
O sistema de acervos documentais privados dos presidentes é coordenado por esta Comissão, que atua em caráter permanente junto ao Gabinete Pessoal do Presidente do Brasil. Seu objetivo é garantir a guarda dos acervos presidenciais.
A Lei nº 8.394, de 30 de dezembro de 1991, que dispõe sobre a preservação, organização e proteção dos acervos documentais privados dos presidentes, determina que estes acervos integrem o patrimônio cultural brasileiro.
Em vista disso, como integrante permanente da Comissão, e detentora de farto material bibliográfico e arquivístico sobre os presidentes, a Biblioteca Nacional desenvolveu o Projeto Memória dos Presidentes-Bibliografia Especializada, que consiste na identificação de documentação de autoria dos Presidentes da República e sobre os Presidentes, que constam dos catálogos da Biblioteca Nacional informatizados e não informatizados, incluindo acervo de obras gerais, obras raras, periódicos, iconografia e manuscritos.
A reunião da Comissão, que também conta com a participação do Arquivo Nacional, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Museu da República, da Biblioteca Nacional, e da Secretaria de Documentação Histórica da Presidência da República, foi presidida por Marcelo da Silva Vieira, Secretário Executivo da CMPR, Chefe do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica, Gabinete Pessoal do Presidente da República, e sua equipe. Estiveram presentes também representantes especializados do Arquivo Nacional, Museu da República, IPHAN, IBRAM e da própria Biblioteca Nacional.
O evento contou com a presença de Marcelo da Silva Vieira, secretário executivo da CPMR, e seus assessores, Ivanilde Herculano da Silva Alves, Elisa Graziela de Sant´Anna Ribeiro e Sérgio Souza Santos, além de Sérgio M. Lima, Assistente da Direção-Geral do Arquivo Nacional, Aluf Alba Elias, Coordenadora-Geral e Processamento e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional, Rafael Nogueira, Presidente da FBN, Maria Eduarda Marques, Diretora-Executiva da FBN, Maria José da Silva Fernandes, Coordenadora-geral do Centro de Coleções e Serviços aos Leitores da FBN, Suely Dias, Coordenadora-Geral do Centro de Processamento e Preservação da FBN, Mário Chagas, Diretor do Museu da República, José Rivaldo Cadete Imbeloni, representante de Luiz Fernando Castelo, Coordenador de Documentação Substituto da Presidência da República e Mônica Elisque do Carmo, Diretora Substituta do Centro de Documentação do Patrimônio do IPHAN.
Durante o encontro, o presidente da Biblioteca Nacional, Rafael Nogueira, destacou que “os Presidentes da República não fazem história só com seus atos e discursos, mas também com os itens de que fazem uso, tanto aquilo que acumulam, quanto o que organizam e lhes serve de instrumento, daí a importância do tratamento documental técnico e preciso desse conjunto de obras para a melhor preservação do patrimônio e da memória dos líderes máximos do Brasil”.