Notícias
FBN realiza cerimônia de descerramento da placa em homenagem a José do Patrocínio
O monumento a José do Patrocínio, erigido sob os auspícios da Associação Brasileira de Imprensa, em 1953, nos jardins da Fundação Biblioteca Nacional, ganhou nova placa alusiva à sua inauguração. A ocasião permitiu a instituição renovar sua homenagem ao insigne jornalista, campeão da abolição e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
Por mais de 30 anos esta obra de arte estava sem a devida identificação. O monumento, elaborado pelo artista Ruffo Frannucchi a partir de uma pintura de Rodolfo Amoedo, marcou o centenário de nascimento de José do Patrocínio, no ano de 1953. A arte foi auspiciada à época pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na pessoa dos senhores Heitor Beltrão e Ariosto Berna.
A 13 de maio de 1954, junto ao monumento do insigne jornalista, foi realizado um “Ato Cívico”, a fim de comemorar condignamente a data da Abolição, de tamanha significação para os destinos da nacionalidade. O ato contou com a presença de Abdias do Nascimento, diretor do Teatro experimental do Negro (vide http://memoria.bn.br/DocReader/030015_07/40198).
Dada a figura ímpar de José do Patrocínio e a relevância do monumento feito em sua homenagem, a Fundação Biblioteca Nacional inaugurou a 19 de dezembro de 2022 uma nova placa alusiva, dando início a uma série de comemorações aos 170 anos de seu nascimento, ao longo de 2023.
O descerramento contou com a presença do sr. Marcos Gomes, presidente da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da ABI, em representação do presidente da ABI, sr. Octávio Costa. Por parte da FBN, estiveram presentes o presidente Luiz Carlos Ramiro Junior, o diretor executivo João Carlos Nara Jr., o chefe de gabinete Fernando Antônio Ferreira, e o chefe do Núcleo de Arquitetura, Luiz Antônio Lopes de Souza.
A placa instalada, confeccionada a pedido da FBN, faz menção à ABI, então representada pelos membros Heitor Beltrão e Ariosto Berna, e dá testemunho da parceria entre ambas as instituições no tributo oferecido à memória de José do Patrocínio.