Notícias
Presidente Marco Lucchesi integrou a comitiva brasileira no evento e firmou importantes acordos de cooperação
FBN marca presença na Feira Internacional do Livro de Bogotá
Publicado em
19/04/2024 16h40
Marco Lucchesi, presidente da FBN, e Adriana Martínez-Villalba, diretora da Biblioteca Nacional da Colômbia
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – marcou presença na 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo). O presidente Marco Lucchesi integrou a comitiva brasileira no evento, que vai até o dia 2 de maio. Também participaram da Feira, que teve o Brasil como país homenageado, o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, presidentes de outras instituições vinculadas ao MinC e um grupo de 29 escritores brasileiros.
Na data de abertura da FILBo, 17de abril, Lucchesi assinou memorando de entendimento com a Biblioteca Nacional da Colômbia (BNC), representada pela diretora Adriana Martínez-Villalba, para o desenvolvimento de projetos de cooperação entre as duas bibliotecas. O memorando contempla projetos e atividades em conjunto no âmbito da produção, proteção e acesso a bens bibliográficos e culturais - materiais e imateriais – pertencentes às instituções.
Com o acordo, as bibliotecas também se comprometem com o desenvolvimento de programas e atividades (presenciais e virtuais) de intercâmbio profissional e de conhecimento, para bibliotecários, arquivistas, tradutores e disciplinas afins, nas seguintes áreas: pesquisa, gestão cultural, ciências da informação e tecnologia.
Projeto Resgate
A FBN também firmou parceria com a BNC para colaboração no Projeto Resgate Barão do Rio Branco –dedicado à catalogação e reprodução da documentação histórica manuscrita referente ao Brasil Colônia.
“Há uma forte conexão história entre nossos países, uma diplomacia que se constrói na direção do mundo andino, do Pacífico e do Caribe. Relação delicada que inclui em primeiro plano todas as Áfricas – as nossas e as da Colômbia – para uma nova dimensão humanística, e, portanto, universal.” afirmou o Lucchesi.
“O Projeto Resgate Barão do Rio Branco é o núcleo duro da missão cultural da Biblioteca Nacional. Vamos aprofundar o diálogo sobre a possibilidade de documentos brasileiros na Colômbia, para que os possamos digitalizar – assim como a Colômbia analisará quais documentos são importantes para o país, nesta política de digitalização da história. Duas grandes bibliotecas podem conversar porque há dois grandes povos que as sustentam, e essa relação de diálogo tende a crescer, para o bem de nossas democracias”, completou o presidente da FBN.
Revista Machado de Assis
Ainda durante a FILBo, Marco Lucchesi fez o lançamento oficial da edição número onze da Revista Machado de Assis - Literatura Brasileira em Tradução. A publicação digital é voltada à divulgação de autores brasileiros no exterior, com novas traduções de trechos de livros. A nova edição marca a estreia de uma nova equipe, capitaneada pela consultora editorial Andréia Guerini, e traz trechos em espanhol de autores como Ailton Krenak, Eliane Potiguara, Conceição Evaristo, Jefferson Tenório e Natalia Borges Polesso, entre outros.
Agenda
Na Colômbia, Lucchesi teve uma série de agendas atreladas à participação da FBN na FILBo. No dia 16/04, acompanhando a ministra Margareth Menezes, se encontrou com o embaixador do Brasil em Bogotá, Paulo Estivallet de Mesquita; participou de reunião com o ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Juan David Correa Ulloa, juntamente com a ministra da Educação colombiana, Aurora Vergara Figueroa. Na mesma data, almoçou com a diretora do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC), Margarita Cuéllar; visitou a Biblioteca Virgilio Barco, biblioteca pública em Bogotá, acompanhado pelo secretário de Cultura de Bogotá, Andrés Sarmiento Villamizar.
No dia 17/07, participou da cerimônia de abertura da FILBo e, em seguida, da inauguração do Pavilhão do Brasil – onde se encontravam os livros editados pela FBN. Na mesma data, ocorreu a assinatura do memorando com a Biblioteca Nacional da Colômbia – no dia em que se completaram 10 anos de morte do escritor Gabriel Garcia Marques. Em 18/04, Marco Lucchesi foi homenageado em sessão especial na Academia Colombiana de Letras. No sábado (20/04), participa do Encontro Internacional de Bibliotecários.