Notícias
Presidente Marco Lucchesi esteve hoje no Colégio Estadual Roberto Burle Marx, em Bangu
FBN faz nova doação de livros para bibliotecas de escolas do sistema prisional
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – realizou nesta quarta-feira mais uma doação de livros para bibliotecas de escolas do sistema prisional. Desta vez, foram doados 500 livros para o Colégio Estadual Roberto Burle Marx, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A doação aconteceu durante a visita do presidente da FBN, Marco Lucchesi, à escola que recebe internos da Penitenciária Taravela Bruce. Em 2024, Lucchesi já visitou e doou livros para outras duas instituições: o Instituto Penal Oscar Stevenson (200 livros), em Benfica, e o Presídio Evaristo de Moraes (490 livros), em São Cristóvão, conhecido como Galpão da Quinta.
Os título doados são edições da própria Biblioteca Nacional, e abrangem temas diversos como história, iconografia, ensaios e poesia, entre outros.
Parceria
O incentivo à leitura em ambientes de privação de liberdade é um dos principais temas na agenda de Lucchesi, em sua gestão à frente da FBN. Em 2023, ano da posse do presidente, a instituição firmou acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para parceria no “Prêmio A Saída é pela Leitura”, que premia os estados com maiores índices de remição de pena por meio da leitura. A Biblioteca Nacional é a instituição responsável pela doação de livros para bibliotecas de instituições dos três estados vencedores.
Em outubro do ano passado, a FBN recebeu a cerimônia de divulgação do primeiro Censo Nacional de Leitura em Prisões, no Auditório Machado de Assis, na sede da instituição, no Centro do Rio. Na ocasião, a Biblioteca Nacional recebeu, por meio de Depósito Legal, livros escritos por detentos e ex-detentos, e que agora fazem parte do acervo da instituição. A FBN participa também de acordo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a desinformação e as fake news.