Notícias
Exposição egípcia conta com acervo da Biblioteca Nacional
A Embaixada do Brasil no Cairo, em parceria com o Ministério da Cultura do Egito, está realizando uma exposição fotográfica intitulada "Back To Egypt": Brazilian Exhibition Featuring Pictures Of Cairo From The Nineteenth Century", que inclui uma série de fotografias do Egito do século XIX, além de uma coleção de fotografias do imperador Dom Pedro II, o primeiro chefe de Estado das Américas a visitar o Egito, pela primeira vez em 1871 e novamente em 1876. As fotos tiradas no Egito foram deixadas pelo imperador sob a guarda da Biblioteca Nacional em 1891, e é um dos muitos segmentos estrangeiros da Coleção D. Thereza Christina Maria.
A exposição acontece de 3 a 30 de novembro de 2021, no Gezira Art Center, em Zamalek, e este ano de 2021 marca os 150 anos da primeira visita do Imperador Dom Pedro II ao Egito.
Confira:
https://egyptfwd.org/Article/6/4022/Back-to-Egypt-Brazilian-exhibition-f...
Veja a Mensagem do Embaixador Antonio Patriota por ocasião da exposição:
https://www.facebook.com/EmbaixadaDoBrasilNoCairo/videos/242927561224458/
“Há 150 anos, o Brasil era uma monarquia independente, e o chefe de Estado brasileiro, imperador Dom Pedro II, veio em sua primeira visita ao Egito. Ele viajou ao Egito duas vezes em sua vida, em 1871 e 1876, quando visitou as cidades e locais mais importantes do país, de Alexandria a Wadi Halfa, no atual Sudão. Em suas viagens, coletou mais de 500 fotografias do Egito, que fazem parte da coleção que batizou em homenagem a sua esposa “Dona Thereza Christina Maria”. Hoje, sob a guarda da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) no Rio de Janeiro, a coleção está inscrita no Registro “Memória do Mundo” da UNESCO. Durante as viagens, o imperador manteve um diário e produziu centenas de textos, também reconhecidos pela UNESCO.
Em comemoração aos 150 anos da primeira viagem de Dom Pedro II ao Egito, tenho a honra de apresentar, pela primeira vez ao público egípcio, a exposição “Back to Egypt: a Brazilian collection of photographs”, com mais de 90 impressões em alta resolução das fotografias do imperador no Egito do século XIX. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Embaixada do Brasil no Cairo e do Ministério da Cultura do Egito, trabalhando juntos e cooperando para a promoção da arte e da cultura.
A exposição estará aberta ao público de 3 a 30 de novembro de 2021 no Gezira Art Center, em Zamalek, e convido a todos para visitá-la.”
Discurso da embaixadora Fernanda na abertura da exposição sobre as fotografias de Dom Pedro II
https://www.instagram.com/tv/CV0SkzWI_Sj/?utm_source=ig_web_copy_link