Notícias
Comitiva conheceu por dentro o navio Ary Rongel, que partirá neste domingo
Equipe da BN visita navio que levará livros para a Antártica
Dando início às celebrações dos 213 anos da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – um órgão vinculado ao Ministério da Cultura – comemorados em 29 de outubro, uma comitiva da Biblioteca Nacional (BN) visitou, na manhã desta quinta-feira, o navio Ary Rongel, da Marinha, que fará o transporte de livros para a Estação Antártica Comandante Ferraz.
Um grupo formado por doze pessoas – incluindo o presidente FBN, Marco Lucchesi, a diretora-executiva, Suely Dias, e servidores de diferentes setores - teve a oportunidade de conhecer por dentro a embarcação, atracada na Ilha das Cobras, no Centro do Rio. No próximo domingo (08/10), o navio parte para sua 42ª missão no continente gelado. Pela primeira vez, a Marinha levará livros editados pela BN para a biblioteca existente na estação.
Serão enviados cerca de 700 títulos, incluindo livros de romance, poesia, história, geografia, biografias e catálogos de exposições, entre outros temas. Dois banners foram especialmente produzidos para identificar a área da BN dentro da base.
A comitiva da Biblioteca Nacional assistiu a uma breve palestra proferida pelo Comandante Marco Aurélio, responsável pelo navio Ary Rangel, além de um vídeo sobre a estação brasileira na Antártica. Em seguida, o presidente Marco Lucchesi falou aos presentes.
“O diálogo só deve aumentar entre essas duas instituições tão importantes. Vamos ampliar este diálogo, porque assim crescemos todos. Trabalhamos em conjunto e em sintonia, cada qual com a sua vocação, com esse compromisso de dar ao saber o seu encaminhamento. É um círculo virtuoso, e quem ganha com isso é o Brasil”, afirmou Lucchesi.