Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Curso-conversa, com foco no público juvenil, terá início em 28 de março
A Casa da Leitura, espaço da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), inaugura na próxima sexta-feira, 28 de março, a partir das 15h, o curso-conversa “Além da razão: o que a literatura nos ensina sobre a loucura”. Ao todo, serão seis encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras, com coordenação da psicanalista Lísia Figueiras. A série objetiva proporcionar ao público juvenil o conhecimento das principais bases para o entendimento da loucura. A Casa da Leitura fica na Rua Pereira da Silva, 86, em Laranjeiras. A entrada é gratuita.
A primeira edição (28/03) trará a temática “A história da loucura a partir de Michel Foucault e os primórdios da psicanálise a partir de Freud”, tendo como base para o debate a obra “História da loucura na Idade Clássica”, de Foucault. Nos demais encontros, a bibliografia abordada incluirá obras de autores como Sigmund Freud, Nise da Silveira, Antonin Artaud, Guimarães Rosa, Lima Barreto, Machado de Assis, Maura Lopes Cançado e Stella do Patrocínio, entre outros. Confira a sequência da programação:
11/04 - “O movimento antipsiquiatria e a luta antimanicomial”; 25/04 - “Hospício é Deus”, de Maura Lopes, a escrita poética da experiência da loucura; 09/05 - “O Diário do Hospício”, de Lima Barreto, e a crítica ao modelo manicomial; 23/05 - Stella do Patrocínio e a experiência das oficinas terapêuticas; 06/06 - Machado de Assis e os contos sobre loucura.
Sobre o projeto
A loucura, enigma da condição humana, foi trazida à tona por diversos autores que diante dela não recuaram. Alguns deles tiveram suas vidas “atravessadas” pela loucura, e encontraram na escrita um fundamental recurso, desafiando esse indizível sofrimento. Na série de encontros, os participantes estarão convidados a debater ativamente o tema da loucura por meio de obras de importantes e interessantes escritores.
“A loucura é temática complexa e carregada de muito estigma e preconceitos. A literatura e a psicanálise serão nossas ferramentas para abrir caminhos a um debate plural e aberto. Através delas, propomos um passeio interessante ao público jovem, que terá a oportunidade de agregar saberes sobre a loucura em sua complexidade, a absorver novos conhecimentos de sua história, dissipar estigmas e formar suas próprias opiniões críticas sobre este tema, sempre atual”, afirma Lísia Figueiras.
Psicóloga formada pela UFRJ, Lísia é mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, e jornalista formada pela UFRJ. Atuou na clínica e na gestão de saúde mental do estado do Rio de Janeiro. Tem projetos na área de psicanálise, literatura e loucura desde 2017.
Serviço: “Além da razão: o que a literatura nos ensina sobre a loucura”
Datas: 28/03, 11/04, 25/04, 09/05, 23/05, 06/06.
Horário: 15h às 16h30.
Local: Casa da Leitura.
Endereço: Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras.
Informações: (21) 3166-9900 | casadaleitura@bn.gov.br
*Evento gratuito