Notícias
BN apoia o 2º Prêmio Ramiz Galvão de Redações Escolares
- Foto: Flavia Werneck Machado
Surgido em 2020 da parceria entre Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Núcleo de Documentação em Línguas Clássicas (NDLC), projeto de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Prêmio Ramiz Galvão de Redações Escolares premiou, em 2021, seis estudantes, seis professores e seis escolas da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro (assista à gravação da cerimônia de premiação:
https://www.youtube.com/watch?v=CmAySVTvOic&t=1354s).
No ano passado, os temas foram: 1) Biblioteca: um espaço de saudade; 2) Onde estão as línguas clássicas?; 3) Universidade, biblioteca, escola pública e cidadania. Nesta 2ª edição, o Prêmio Ramiz Galvão de Redações Escolares pretende, como objetivo específico, incentivar a produção de redações em torno das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. Para isso, a FBN convidou três historiadores (Ana Paula Sampaio Caldeira, Marcelo Tavares e Daniel Fernandes), que elaboraram três temas acerca do bicentenário da Independência do Brasil.
O Prêmio Ramiz Galvão de Redações Escolares destina-se a alunos do Ensino Médio matriculados em escolas da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro e tem por objetivos gerais: 1) promover a integração entre a UFRJ, a FBN e escolas públicas; 2) incentivar a difusão cultural; 3) estimular a produção de textos em língua portuguesa; e 4) homenagear Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938), ilustre intelectual brasileiro que foi professor de grego do Colégio Pedro II, primeiro reitor da Universidade do Brasil (atual UFRJ), segundo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras e diretor da Biblioteca Nacional por doze anos.
Além de estar regularmente matriculado em uma escola da rede estadual de ensino, o estudante deverá ter um professor-orientador que o acompanhe ao longo do concurso e o treine na produção de textos com base nas cinco competências estabelecidas pelo INEP para redações ENEM: 1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; 2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; 3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O lançamento do edital do 2º. Prêmio Ramiz Galvão de Redações Escolares está previsto para o dia 04/07/2022, no site do NDLC: ndlcufrj.wixsite.com/home. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: ndlc@letras.ufrj.br.