Notícias
Visitas devem ser agendadas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30
Biblioteca Nacional inaugura visita guiada em libras
A intérprete Camila Pinho recebeu o primeiro grupo de visita guiada em libras na Biblioteca Nacional - Foto: Rafael Abreu
O dia 31 de agosto de 2023 foi histórico para a Biblioteca Nacional (BN), uma entidade vinculada ao Ministério da Cultura: aconteceu pela primeira vez, na sede da BN, no Centro do Rio, uma visita guiada realizada em libras. A tradutora Camila Pinho recebeu um grupo de nove pessoas que puderam conhecer o prédio e um pouco da história da instituição cultural mais antiga do Brasil.
O programa de visitas guiadas é um sucesso: até julho deste ano, mais de 72 mil pessoas já participaram das visitas gratuitas à BN – que agora passa a ter plenas condições de receber o público com deficiência auditiva. O agendamento pode ser feito pelo e-mail visiguia@bn.gov.br, ou por telefone: (21) 2220-9484. As visitas orientadas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h.
Rodrigo de Almeida é administrador de empresas e tem 43 anos. Ele contou, por meio da tradução da intérprete, que nunca havia entrado na Biblioteca Nacional. Com a visita guiada, ele pôde conhecer a instituição por dentro, e se disse orgulhoso da história da BN – parte fundamental da história de sua cidade, o Rio de Janeiro.
“Os surdos também querem saber, também têm curiosidade. Para os ouvintes, as informações chegam rápido, mas e para os surdos? Podermos contar com uma intérprete de libras na Biblioteca Nacional ajuda muito neste sentido”, afirmou.
A técnica em contabilidade Ana Paula, de 56 anos, nunca havia visitado uma biblioteca. Segundo ela, programas assim são raros em sua rotina, em função das muitas dificuldades enfrentadas por deficientes auditivos.
“A Camila nos proporcionou uma ótima visita à Biblioteca Nacional. Espero que cada vez mais surdos possam aproveitar esta oportunidade e vir para cá, porque muitos precisam conhecer a biblioteca, mas não têm acesso à informação”, disse Ana Paula.