Notícias
Acordo acadêmico de colaboração poderá ser assinado entre Brasil e Nigéria
No dia 22 de novembro foram recebidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo professor do programa de pós-graduação em História Comparada da universidade, Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, a delegação da Lagos State University, Nigéria, para uma reunião com representantes da Fundação Biblioteca Nacional e o superintendente geral de Relações Internacionais da UFRJ.
A delegação nigeriana, da Lagos State University, formada pelos professores Tayo Ajayi, Prof. Harrison Adeniyi, Prof. Dr. Henry Hunjo e o Prof. Dr Ahmed Adesanya foi recebida pelo Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, professor do programa de pós-graduação em História Comparada da UFRJ, pelo diretor executivo da Fundação Biblioteca Nacional, João Carlos Nara Jr., Fernando dos Santos Berçot, Coordenador de Cooperação Institucional, e Victória Milanês Alexandria, para discutir a elaboração de um trabalho colaborativo que poderá incluir traduções de obras brasileiras para o iorubá, algo inédito para ambos os países, no que tange aos estudos voltados para este continente, além de outras parcerias institucionais.
De acordo com o Dr. Babalawô Ivanir Dos Santos, apesar de o Brasil ter o maior contingente de população negra depois da Nigéria, poucos trabalhos são realizados em conjunto.
Para ampliar a visibilidade dos autores brasileiros no exterior, a Fundação Biblioteca Nacional mantém programas regulares, acordos técnicos e ações de cooperação nacional e internacional com entidades públicas e privadas. Dentre os trabalhos desenvolvidos pela FBN, destaca-se o Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior. Por meio deste programa, a Biblioteca, em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores, financia a tradução e publicação de obras brasileiras para editoras estrangeiras.
Em sua visita ao Brasil, a delegação nigeriana também teve a oportunidade de visitar a FBN e a exposição “Caminhos da Independência”.