Notícias
23 de junho | Há 50 anos começavam as obras do metrô na Praça Paris
Praça Paris - Glória - RJ
Há 50 anos, em 23 de junho de 1970, a primeira estaca foi colocada na Praça Paris – bairro da Glória, Rio de Janeiro – pelo então governador da Guanabara, Negrão de Lima, dando início ao início das obras do sistema metroviário da cidade.
Os estudos para a construção do metrô carioca começaram a ser apresentados em 1928, mas a inauguração ocorreu apenas em 05 de março de 1979. Depois de nove anos de construção, durante os quais vários bairros foram duramente atingidos por desapropriações de imóveis e obras, o serviço foi inaugurado pelo presidente Ernesto Geisel. O primeiro trecho inaugurado, da Glória à Praça Onze, tinha 5,1 quilômetros e cinco estações. Segundo o Metrô, nos primeiros dez dias de operação, o maior movimento foi na Cinelândia que, com mais de um terço do total dos 60 mil passageiros por dia, dividia o fluxo com Praça Onze, Central, Presidente Vargas e Glória.
Destacamos uma fotografia da Praça Paris com o Pão de Açúcar ao fundo com data aproximada de 1933 e, portanto, antecedente às modificações arquitetônicas e paisagísticas causadas pela construção do sistema metroviário carioca. O cenário pode ser visto em outros ângulos nas seguintes imagens:
- Os chafarizes da Praça Paris no fim dos anos 1930: https://bit.ly/2YbcdaD
- Os jardins da Praça Paris no fim da década de 1930: https://bit.ly/2N7TEh4
- Avenida Beira-Mar e Praça Paris, do monumento a Deodoro da Fonseca ao Hotel Glória (por volta de 1947): https://bit.ly/3fusugk
(Allan dos Santos)