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Memórias do Carnaval
1922, de Ernesto Nazareth
Até a Quarta-Feira de Cinzas, publicamos a série de posts “Memórias do Carnaval”, colaboração da Divisão de Manuscritos.
Ernesto Nazareth (1863-1934) foi um pianista e compositor brasileiro. Aos 14 anos compôs sua primeira música, e por volta dos trinta anos de idade já havia alcançado fama internacional. Suas composições tinham características eruditas, mas, ao mesmo tempo, traduziam os sons que ouvia nas ruas: ritmos como o lundu, a polca e o maxixe, tocados por artistas populares. É, por isso, considerado um dos grandes nomes do choro, ou chorinho, um estilo musical surgido no Brasil a partir de ritmos populares e tocado com instrumentos como o violão, o pandeiro e o cavaquinho, que então conquistaram um lugar nos salões da alta sociedade.
Na produção musical de Ernesto Nazareth destacam-se os tangos brasileiros – um subgênero do choro, muito próximo ao maxixe, descendente do ritmo de matriz africana e latino-americana conhecido como “habanera” --, as valsas e as polcas.
A música “1922” foi originalmente dedicada ao Carnaval. Dela apresentamos a partitura, que está sob a guarda da Divisão de Música e Arquivo Sonoro, e um registro sonoro em meio digital. i interrompida ao se trocar seu gênero para “tango brasileiro”.
Arquivo sonoro:
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/som/mas1009752.mid
Partitura:
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas484587/mas484587.pdf
(Ana Lúcia Merege)