Notícias
19 de junho: Dia do Cinema Brasileiro
Cinema Central, avenida Rio Branco, Rio de Janeiro.
Hoje é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro em homenagem às primeiras imagens em movimento registradas em território nacional: a entrada da Baía de Guanabara por Afonso Segreto, em 19 de junho de 1898. De volta da Europa no navio Brésil, aonde havia feito um curso de operação de cinematógrafos, o ítalo-brasileiro registrou a sua chegada ao Rio de Janeiro. Há, no entanto, quem celebre a data em 05 de novembro, dia no qual a primeira exibição cinematográfica pública foi promovida no país no ano de 1896.
Independente da disputa, o cinema brasileiro precisa ser comemorado e valorizado. Filmes de ficção e não ficção, documentários, longas e curtas-metragens dos mais diferentes gêneros têm sido realizados por mais de 120 anos por nomes como os de Nelson Pereira dos Santos, Luiz Carlos Barreto, Eduardo Coutinho, Glauber Rocha, Helena Solberg, Héctor Babenco, Fernando Meirelles, Walter Salles, Tata Amaral, Anna Mulayaert e Kleber Mendonça Filho.
Tão importante quanto as obras e seus realizadores, as salas de cinema espalhadas pelo Brasil compõem a cultura e a memória nacionais. Na imagem abaixo, destacamos o Cinema Central que funcionou entre 1919 e 1929 no número 168 da Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro.
Outras imagens podem ser exploradas em nossos acervos:
Cine América-Tijuca, Rio de Janeiro (1918): https://bit.ly/2YG5Zyq
Cine República, São Paulo (1921): https://bit.ly/3ear9eq
Cine Teatro Apollo, Itajubá, Minas Gerais (1927): https://bit.ly/2Y5QAIE
(Allan dos Santos)