Notícias
Exposição
Exposição | A princesa que não chegou a reinar
ABERTURA
A Princesa Isabel, filha e herdeira do Imperador D. Pedro II, não chegou a reinar, mas foi três vezes Regente do Império e exerceu de fato a chefia de Estado durante três anos e meio – quase o mandato regular de um presidente da República atual. Foi a primeira mulher a efetivamente exercer essas funções em todas as três Américas.
Cuidadosamente educada para o papel histórico que lhe estava destinado, dotada de forte personalidade e com uma visão muito além de seu tempo, soube vencer preconceitos e se impor à classe política do Império. Influenciou a fundo os debates políticos em torno das duas leis mais importantes da Campanha Abolicionista – a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei Áurea (1888) – vencendo em ambos os casos a poderosa corrente escravagista e assinando por fim as duas leis.
Sua atuação redentora, entretanto, ficou inacabada, porque não conseguiu realizar o projeto que seria a grande obra de um Terceiro Reinado: a inclusão dos antigos escravos e seus descendentes, de forma justa e condigna, na economia e na vida social do País.
Recordando a vida dessa grande brasileira que há 100 anos, em novembro de 1921, faleceu na França, a Biblioteca Nacional apresenta, em exposição virtual, imagens e documentos de seu acervo.
Armando Alexandre dos Santos
Curador da Exposição
Acompanhe a exposição completa em: http://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/isabel-regente-do-imperio-mae-e-mu...