Notícias
Caminhos da Independência, 1822-2022: 200 anos de Brasil
A Biblioteca Nacional é o coração da memória brasileira, especialmente naquilo que diz respeito à sua fundação e trajetória mais profunda. O passado, os acontecimentos marcantes, as imagens, as cartas, os documentos, as disputas jornalísticas, e tantos e tantos livros, compõem o que o Brasil jamais pode perder: a fonte para o seu sentido histórico.
Um povo não pode elaborar o seu futuro, ou mesmo chegar a compreender o seu presente, se perder a lembrança de suas raízes. Uma nação não pode sobreviver se for atacada de amnésia histórica. Conhecer os nossos rumos é um dever para com o nosso próprio porvir.
As primeiras setas dessas trilhas já estavam dadas antes de 1822, mas é naquela primeira metade de século, com o legado de D. João VI e o voluntarismo de D. Pedro I, igualmente envolto pelo horizonte constitucionalista, que o país se projetou como nação independente, separada do Reino Unido português.
A exposição ficará aberta ao público de terça-feira (1º de novembro de 2022) até 30 de janeiro de 2023, no terceiro andar da Biblioteca Nacional.
Veja mais aqui