Notícias
Série de palestras “Vozes Brasilis” recebe o presidente do Instituto Terreiro Sustentável, Rodrigo Carneiro, na próxima segunda (17)
Religiões de matriz africana e sustentabilidade em debate na Biblioteca Nacional
Na próxima segunda-feira, 17 de junho, a série de palestras mensais “Vozes Brasilis”, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – e da Biblioteca Euclides da Cunha, a biblioteca pública da FBN, recebe o presidente do Instituto Terreiro Sustentável, Rodrigo Carneiro. O evento acontece a partir das 14h no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da FBN (@fundacaobibliotecanacional). A entrada é gratuita e os participantes inscritos receberão certificado ao final da palestra, cuja duração será de até duas horas.
Na palestra “Ancestralidade, sustentabilidade e povos tradicionais de matrizes africanas”, Rodrigo Carneiro – cujo nome tradicional é Iwin L'orun Egbe Tayó – abordará a temática dos saberes e fazeres ancestrais dos povos tradicionais de matrizes africanas, e como estes dialogam com a sociedade urbana contemporânea. Entre os tópicos desenvolvidos estarão as tecnologias naturais de terreiros - como o uso de ervas curativas - e novas perspectivas sustentáveis na preparação de oferendas, a partir de materiais orgânicos e artesanais.
“Os povos tradicionais de matrizes africanas têm a natureza como base de sua cosmovisão, o que possibilita um manejo mais adequado, não tratando a natureza apenas como um ‘recurso’, mas como um elemento essencial para a sobrevivência”, afirma o palestrante.
Sobre Rodrigo Carneiro
É professor de biologia (Seeduc/RJ); pedagogo; mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ-FFP); especialista em Educação Étnico-Racial (UFRRJ); sacerdote do Terreiro de Obatalá - Ile Omi Orun; dirigente da Ordem Umbandista Cacique Pena Branca; presidente do Instituto Terreiro Sustentável; coordenador de Meio Ambiente do Presente de Iyemanja de Sepetiba/ RJ; cogestor do Centro de Referências dos Povos Tradicionais de Matrizes Africanas; membro fundador da Rede Matrizes Africanas Reunidas (Rede M.A.R).
Vozes Brasilis
O programa "Vozes Brasilis" tem a finalidade de dar visibilidade a autores e a profissionais que contribuem com a disseminação do conhecimento e da informação, com o incentivo à leitura, à arte e às diversas expressões culturais presentes na sociedade brasileira. O evento é gratuito e aberto ao público, destinado a todos os interessados em ações culturais para a difusão do livro e da leitura.
Serviço: Vozes Brasilis - “Ancestralidade, sustentabilidade e povos tradicionais de matrizes africanas”.
Data: segunda-feira, 17/06.
Horário: 14h às 15h.
Local: Auditório Machado de Assis - Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº - Centro.
Inscrições: https://www.even3.com.br/vozesbrasilisjun24 (até 16/06, às 23:59 horas)
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=uikEK8ZuJio
Informações: bec@bn.gov.br
Evento gratuito
Sobre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN)
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é um órgão público federal vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). A Fundação inclui a Biblioteca Nacional (BN), a Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) e a Casa de Leitura.
A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, segundo a UNESCO. Por sua função de Depósito Legal, a BN é a principal instituição de memória do país, ao receber um exemplar de todas as obras publicadas em solo brasileiro (livros, jornais, revistas, CDs e outras mídias). Inaugurada em 1810 por D. João VI, é a mais antiga entidade governamental ligada à cultura no Brasil. Sua missão é coletar, registrar, salvaguardar e dar acesso à produção intelectual brasileira, assegurando o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e a preservação da memória bibliográfica e documental do país. Desde 1910, ocupa o prédio localizado na Av. Rio Branco, número 219, na Cinelândia – Centro do Rio de Janeiro.
A Biblioteca Euclides da Cunha é uma biblioteca pública que oferece serviços de livre acesso ao acervo bibliográfico e aos registros de expressão cultural e intelectual, localizada temporariamente na Av. Presidente Vargas n. 3131, sala 704 do Edifício Teleporto, na Cidade Nova. A biblioteca Igualmente tem como atribuição, ainda, desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, integrando-se aos objetivos da FBN. Dentre as ações de difusão do acervo estão o projeto “A Traça Faminta”, o programa “Vozes Brasilis” e a divulgação de boletins de novas aquisições.
A Casa da Leitura tem como atribuição desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, em sua sede na Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras. A instituição cumpre seu objetivo de formar leitores e democratizar o acesso ao texto literário por meio de cursos, oficinas, debates, seminários, palestras e fóruns de discussão. Sua programação é voltada prioritariamente a professores de sala de aula, bibliotecários e demais mediadores de leitura, com a finalidade de instrumentalizá-los em suas práticas.